Ceará

Lockdown Ceará: Comércio segue fechado mais uma semana e reabertura começa em 12 de abril

Decisão foi anunciada pelo governador Camilo Santana neste domingo de Páscoa, 4 de abril. Retomada deve acontecer a partir do dia 12 de abril

19:57 | 04/04/2021

O governador Camilo Santana (PT) anunciou neste domingo de Páscoa, 4 de abril, que o lockdown no Ceará vai continuar por mais uma semana. Processo de retomada será a partir do dia 12 de abril. Havia expectativa entre os empresários de que o processo de retomada gradual da economia iniciasse nesta segunda-feira, 5, com retorno de segmentos no comércio de rua e shoppings centers, além de outras atividades consideradas não-essenciais.

Camilo explicou que, mesmo com a melhoria das estatísticas da Covid-19 no Estado nas últimas semanas de lockdown, os negócios permanecem fechados por mais uma semana, para que não se corra o risco de abertura prematura e posterior retrocesso no processo de retomada. O anúncio do governador chega após reunião com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.

No encontro desta tarde, foram avaliados os números de quinta-feira, sexta-feira e sábado, anteriores a este domingo, 4. De acordo com o governador, que esteve junto do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), os números tem melhorado desde o início do isolamento social mais rígido, inclusive durante os últimos dias. A decisão por prorrogar o decreto, avaliam, também servirá para que o governo se reúna com os representantes dos setores para que definam os detalhes para o início do processo de reabertura.

Opiniões sobre o lockdown

De acordo com o Instituto DataSenado, lockdown tem apoio da maioria dos brasileiros.

Apesar disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques publicou liminar que permite a realização de missas e cultos religiosos presencialmente. A decisão gerou divergências entre líderes religiosas divergem sobre a volta das celebrações.

Na Europa, há diferentes políticas para o enfrentamento da pandemia, com países com lockdown e outros que esboçam maior flexibilização.

Ainda no ano passado, 17 setores puxaram o afrouxamento do chamado isolamento social rígido no Ceará. Agora, lojistas de Juazeiro do Norte querem reabertura do comércio enquanto restaurantes no Estado pedem pelo funcionamento no horário de almoço.

De acordo com a Abrasel, mais de 10 mil vagas de trabalho foram fechadas só no setor de bares e restaurantes. Já o setor de hotelaria destaca que desde o início do lockdown a ocupação caiu "vertiginosamente".