Fortaleza

Fortaleza está perto de completar vacinação de grávidas e de puérperas

Um total de 22.704 pessoas foram vacinadas no domingo, informou a titular Ana Estela Leite

13:35 | 10/05/2021

Após o fim de semana do Dia das Mães, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a vacinação entre mães e puérperas está próxima de ser finalizada. Ou seja, o público-alvo da terceira fase de imunização está próximo de ser vacinado por completo. Informação foi divulgada nesta segunda-feira, 10, em transmissão diária da Prefeitura nas redes sociais.

Um total de 22.704 pessoas foram vacinadas no domingo, informou a titular Ana Estela Leite. Para o público ser imunizado, é preciso atualizar o cadastro no site Saúde Digital. "Se você está grávida ou teve filho há 45 dias e seu cadastro não tem essa indicação, é importante indicar para que você seja contemplada", disse.

LEIA TAMBÉM | Está na fase 3 da vacinação contra a Covid em Fortaleza? Tire suas dúvidas

Segunda dose atrasada

A titular informou que 41.260 doses foram destinadas para a segunda dose (D2) de imunizantes contra a Covid-19 foram utilizadas como primeira dose (D1), nos meses de março e abril, pelo município. O último dado divulgado pela pasta é que, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, um total de 38.872 pessoas aguardavam a aplicação da D2 da Coronavac.

No dia 2 de maio, o município recebeu 4.030 doses do imunizante da Sinovac Biotech e outras 14.670 doses na última sexta-feira, 7. "As últimas remanescentes recebidas estão sendo administradas hoje. No sábado, agendamos mais de 12 mil pessoas para D2. Algumas faltaram, é importante dizer que o critério tem sido aquele idoso com maior intervalo desse atraso, que tenha a D1 mais antiga", disse a secretária.

Flutuação em índices de óbitos e casos por Covid-19

Antônio Lima, epidemiologista da Prefeitura de Fortaleza, citou que a Capital cearense apresentava uma tendência de casos e que houve uma flutuação dos índices no início de abril, junto à circulação viral e ao índice de positividade para a Covid-19. Um total de 800 a mil casos da doença são registrados, em média, na Capital. A tendência, segundo o especialista, é constante de queda.

"Estamos bem otimistas neste momento. No entanto, como temos tido oscilações na positividade de exames que reflete a circulação, precisamos ainda de muita cautela", citou ele. "Precisamos conter a transmissão para que tenhamos êxito, sobretudo quando temos a possibilidade de avançar na cobertura vacinal".

Os óbitos diários pela Covid-19 em Fortaleza seguem em declínio, com uma queda de 50%: entre 37 a 38 óbitos por dia. Segundo Antônio Lima, o índice começou a apresentar reduções no dia 4 de março, mesmo que considerado "mais lento" do que na primeira onda.