Relembre como foram os últimos trabalhos de Dorival, alvo do Corinthians

Relembre como foram os últimos trabalhos de Dorival, alvo do Corinthians

Treinador teve boas passagens recentes em clubes do Brasil, mas não conseguiu repetir desempenho na Seleção. Ele é o plano A do Timão

Dorival Júnior é o principal nome para assumir o Corinthians, após a saída de Ramón Díaz. O Timão já fez contato e teria um acordo verbal para anunciar o ex-treinador da Seleção Brasileira nos próximos dias, aguardando apenas a resposta do treinador. E o J10 relembra como foram os últimos trabalhos do técnico, que pode acertar com o Alvinegro em breve.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em 2020, Dorival Júnior assumia o Athletico Paranaense, após Tiago Nunes deixar o Furacão para assumir justamente o Corinthians na época. O clube paranaense, aliás, foi a primeira equipe do treinador após o tratamento de um câncer na próstata. Ao todo, foram 18 jogos, com nove vitórias, três empates, seis reveses e um aproveitamento de 55,5%. O treinador ainda foi campeão estadual, mas não resistiu a campanha ruim no Brasileiro.

Parece até filme repetido, mas em 2022, Dorival assumiu o Ceará após a saída de Tiago Nunes da equipe. No Vozão, o treinador voltou a ter um trabalho condecorado. Foram 18 jogos no comando do time cearense, sendo uma sequência de nove partidas sem perder, colocando o time nas oitavas da Copa do Brasil e tendo a melhor campanha da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O bom momento chamou a atenção do Flamengo, que decidiu contratar o comandante no meio da temporada.

Dorival começa a ganhar títulos pelo Brasil

Já na Gávea, o Rubro-Negro decidiu apostar em Dorival após demitir o português Paulo Sousa. E não se arrependeu. Afinal, o treinador teve  mais um grande trabalho com a conquista da Copa do Brasil e da Libertadores. Foram 43 jogos, com 26 vitórias, oito empates e nove derrotas, tendo aproveitamento de 66,6%. Contudo, a diretoria do Flamengo decidiu pela demissão do treinador, mesmo com as conquistas, para contratar Vitor Pereira.

Livre no mercado, Dorival se tornou alvo de uma disputa entre Corinthians e São Paulo em 2023. O treinador acabou indo para o Morumbi. Ao todo, o treinador comandou o Tricolor em 54 partidas, com 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, totalizando 54,3% de aproveitamento. Contudo, o que marcou foi a conquista inédita da Copa do Brasil no clube.

O bom trabalho em Flamengo e São Paulo, fez com que a CBF procurasse o treinador e oferecesse o cargo na Seleção Brasileira. Com a oferta de emprego dos sonhos, Dorival decidiu aceitar e deixou o Tricolor Paulista.

A Seleção não se nega

O treinador foi contratado e anunciado pela CBF em janeiro de 2024 após a demissão de Fernando Diniz. Essa foi a primeira vez que o comandante treinou uma seleção nacional na carreira. O comandante teve além das Eliminatórias, a disputa da Copa América, para mostrar serviço.

Contudo, a Copa América foi decepcionante. O Brasil avançou às quartas de final com uma campanha de cinco pontos (dois empates e uma vitória). No mata-mata enfrentou o Uruguai e, depois de um empate sem gols, acabou eliminado nos pênaltis.

Já nas Eliminatórias, foram oito jogos, quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. No entanto, o que pesava eram as atuações abaixo da Seleção, que tem muita qualidade individual em seu plantel.

Agora, Dorival caminha para um novo desafio. Se acertar mesmo com o Corinthians, ele terá em seu currículo uma passagem pelos quatro grandes do Estado de São Paulo. Mais do que voltar a treinar, o comandante também terá a missão de recuperar seu prestígio que se perdeu um pouco após a Seleção.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Corinthians dorival junior Mercado da Bola

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar