Fifa aplica suspensão em presidente da federação panamenha por chamar jogadora de ‘gorda’

Punição de seis meses, até 14 de julho deste ano, implica na proibição de Manuel Arias em participar de atividades do futebol federado

A Fifa não deixou barato e puniu o presidente da federação de futebol do Panamá, Manuel Arias, por conta de um comentário encaminhado a uma jogadora da seleção daquele país sobre excesso de peso.

O mandatário foi suspenso por chamar a meio-campista Marta Cox de “gorda” após ela fazer críticas à formação da seleção nacional, que obteve classificação para a Copa do Mundo Feminina de 2023.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O presidente Arias foi banido por seis meses, até 14 de julho de 2025, durante os quais ele não poderá participar de atividades relacionadas ao futebol federado”, comunicou a federação.

Com a sanção, Arias não poderá comparecer aos compromissos da seleção masculina válidas pela Concacaf. Assim, ele não representará a entidade nas partidas da Liga das Nações em março, em dois jogos qualificatórios em junho para o Mundial de 2026, e na Copa Ouro, nos Estados Unidos, entre 14 de junho e 6 de julho. O Panamá, aliás, foi finalista da edição masculina de 2023, quando o troféu ficou com os mexicanos.

“Usei uma linguagem muito infeliz que nunca deveria ser usada”, declarou Arias no X, antigo Twitter, citando que a suspensão se deu por comentários “infelizes” em março de 2024.

Desse modo, a federação informou que o atual vice-presidente Fernando Arce passará a exercer a liderança interina até o encerramento da suspensão de Arias. A entidade também admitiu que é preciso muito trabalho no futebol feminino do país.

Recentemente, Marta Cox, de 27 anos, assinou contrato com o Fenerbahce, da Turquia. Antes, ela defendia o Xolos, do México.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Extracampo futebol internacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar