Com golaços, Juventude vira sobre o Bahia e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento
Alviverde voltou a vencer após seis jogos de jejum, contou com ajuda e deixou a zona de rebaixamento após a 33ª rodada do BrasileirãoO Juventude venceu o Bahia por 2 a 1 em uma noite memorável no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Além de ostentar golaços na virada sobre o Tricolor, o Alviverde ainda contou com ajuda do Bragantino – concorrente direto – para deixar o Z4 e ganhar fôlego nesta reta final de Brasileirão.
Com a vitória, o Juventude ultrapassou o Bragantino e pulou para 16ª colocação com 37 pontos – um a mais em relação ao primeiro time do Z4. O Bahia, por sua vez, ficou ainda mais longe do G6 e caiu para oitavo lugar, com 46. O Tricolor acabou superado pelo Cruzeiro na tabela, que venceu o Criciúma por 2 a 1 no Mineirão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Primeiro tempo
O Bahia precisou de apenas um minuto para abrir o marcador no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, com Cauly. O gol do meio-campista poderia entrar na conta de Lucho, que driblou Rodrigo Sam em jogada pela direita e cruzou na medida para o camisa 8 só ter o trabalho de empurrar. O tento relâmpago deixou o início de jogo animado, com o Tricolor explorando ainda mais o lado direito, e o Juventude buscando o empate antes dos 10′.
O decorrer da primeira etapa ficou mais confortável para o Juventude, que preencheu melhor seu campo de ataque e teve chances de sobra para – pelo menos – empatar o confronto. O Alviverde promoveu uma espécie de blitz ao adversário, carimbou a trave duas vezes, mas pecou na efetividade. O Bahia, por sua vez, apostou no que lhe restou: escapadas em velocidade.
A preocupação do torcedor alviverde ficou pela situação de Gilberto. O atacante deixou o gramado após um choque com Marcos Felipe dentro da área, ainda aos 28 minutos.
Segundo tempo
O Juventude teve chance de seguir o roteiro do Bahia na etapa inicial e quase marcou gol relâmpago no primeiro minuto do segundo tempo. Nenê cobrou escanteio, e Lucas Cardoso subiu alto para cabecear firme em direção à meta, mas a jogada terminou com excelente defesa de Marcos Felipe.
O padrão da primeira etapa prevaleceu nos últimos 90 minutos, e o Juventude seguiu ocupando o campo de ataque em busca de brechas defensivas do Bahia. Mas uma coisa estava diferente: o Alviverde tinha Nenê. O experiente meio-campista teve precisão – que faltou ao time na primeira etapa – para cruzar na medida para Lucas Barbosa, que quase desperdiçou a chance de empatar o jogo. O que começou com um péssimo domínio do atacante, terminou com um golaço por cobertura aos 24′.
O empate deu ainda mais gás ao Juventude – que pressionava desde o início da partida. Cinco minutos depois do gol, Lucas Barbosa acertou o travessão em uma jogada que poderia confundir com replay do gol de empate. A virada alviverde veio aos 79′ de outro lance singular. Taliari recebeu um lançamento na medida de Ronaldo e deu um chapéu em Marcos Felipe para marcar mais um golaço para o time da casa.
Jogos de Juventude e Bahia
Depois de saborear a vitória como mandante, o Juventude vai a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na próxima quarta-feira (20), pela 34ª rodada do Brasileirão. O duelo está marcado para as 19h. O Tricolor não vence há duas rodadas e chega pressionado para o confronto.
O Bahia, por sua vez, recebe o Palmeiras na Arena Fonte Nova no mesmo dia – 20 de novembro -, às 18h. Sem vencer há cinco partidas, o Tricolor terá a missão de superar o Alviverde Paulista na disputa pelo terceiro título consecutivo do Brasileirão.
JUVENTUDE 2×1 BAHIA
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada Série A
Data: 09/11/2024, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE: Gabriel, João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam (Alan Ruschel, 0/2ºT), Lucas Freitas, Ronaldo, Jadson, Luis Mandaca (Nenê, 0’/2ºT), Edson Carioca (Diego Gonçalves, 20’/2ºT), Gilberto (Gabriel Taliari, 28’/1ºT) e Lucas Barbosa (Ewerthon, 37’/2ºT). Técnico: Fábio Matias.
BAHIA: Marcos Felipe, Santiago Arias, David Duarte, Kanu, Luciano Juba, Caio Alexandre (Acevedo, 31’/2ºT), Everton Ribeiro (Carlos de Pena, 38’/2ºT), Cauly (Everaldo, 18’/2ºT), Thaciano, Ademir (Tiago, 19’/2ºT) e Luciano Rodríguez (Rafael Ratão, 30’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Cauly, 1’/1ºT (0-1); Lucas Barbosa, 24’/2ºT (1-1); Gabriel Taliari, 33’/2ºT (2-1)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Gizelo Casaril (SC)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cartões amarelos: Alex Lessa, Alan Ruschel, Gabriel Taliari e João Lucas (JUV); Kanu (BAH)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.