Raphinha e Lewandowski brilham, e Barcelona goleia mais uma na Champions
Brasileiro marca e dá duas assistências em nova goleada (5 a 2) do Barça na temporada; time sobe para sexto na fase de LigaDando sequência à sua grande fase, o Barcelona goleou, nesta quarta-feira (6), o Estrela Vermelha (SER), fora de casa, no estádio Marakana, em Belgrado, pela quarta rodada da fase de liga da Champions League. Com mais um show de Raphinha e Lewandowski, os Culés fizeram 5 a 2 nos donos da casa. O brasileiro participou de três gols, enquanto o polonês anotou dois, chegando aos 99 em jogos de Liga dos Campeões. Silas e Milson foram os autores dos gols sérvios.
Foi, assim, o sétimo jogo seguido que o Barça marca pelo menos três gols, sendo que em seis destes foram pelo menos quatro bolas nas redes adversárias. Evidenciando, dessa forma, o ótimo momento da equipe blaugrana, que sobe para a sexta posição. Destaque também para Koundé, aliás, com três assistências.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS: Santos se anima com chance de ver Neymar livre no mercado, mas prega cautela
Linha alta: marca de Hansi-Flick no Barcelona
Uma das grandes características deste time do técnico Hans-Dieter Flick é a defesa alta, com direito a linha de impedimento milimetricamente treinada. Logo aos 4′, uma prova dessa força aconteceu quando Elsnik ficou na cara do gol e mandou para o fundo do barbante. O jogador, porém, estava impedido por conta da jogada ensaiada barcelonista.
Pouco depois, placar aberto na Sérvia. Aos 12′, Raphinha cobrou falta na área e Iñigo Martínez, sozinho, cabeceou lateralmente, na bochecha da rede, abrindo o marcador. Aos 18′, um lance pitoresco. Raphinha quase marcou um gol olímpico ao cobrar escanteio direto. A bola foi na trave e voltou para o próprio, que encostou na bola. Como o poste é neutro, configurou-se dois toques do jogador brasileiro, gerando um tiro livre indireto contra o Barcelona.
Se a linha de Hansi-Flick funcionou como um verdadeiro relógio suíço num primeiro momento, depois, deixou Iñaki Peña na mão. Afinal, o goleiro ficou vendido quando viu Silas ficar na cara do gol após ótima enfiada de Krunic. O camisa 15, que leu bem a linha de impedimento adversária, ficou em condição legal antes de tocar de cavadinha na saída do arqueiro para marcar, então, um lindo gol no Marakana.
Lewa + Raphinha = dupla sensação da Champions
O Barcelona retomou a liderança do placar com o artilheiro Lewandowski. Yamal desceu pela direita, cortou para o meio e tocou para Pedri, que ajeitou para Raphinha. O brasileiro chutou de fora da área e acertou novamente a trave, com Lewa complementando o rebote para o gol vazio, aos 42′.
No começo da etapa final, o Barça poderia ter ampliado com o próprio polonês. Mas, após passe de Raphinha, o craque errou o alvo, mesmo quase de dentro da pequena área. Pouco depois, aos 7′, ele se redimiu. Em jogada que mais lembrava um treino, Koundé teve muita liberdade para cruzar por baixo para Lewandowski. Ele, de coxa, anotou o terceiro, seu 99º gol em Liga dos Campeões.
O Barcelona queria mais: novamente com Koundé, que cruzou rasteiro para trás, encontrando Raphinha completamente livre. De primeira, da meia-lua, o brasileiro deu uma tacada de sinuca para mandar no cantinho de Ilic. Com o placar elástico e a vitória praticamente garantida, visto que os donos da casa não demonstravam reação, Flick retirou jogadores como o próprio Raphinha, de Jong e Pedri, visando a sequência da temporada.
Koundé; o homem-assistência
E não é só Raphinha que gosta de deixar companheiros na cara do gol. Afinal, o zagueiro/lateral Koundé contribuiu com sua terceira assistência no jogo – todas no segundo tempo. Aos 31′, ele assistiu Fermín López, que só tirou do goleiro para ampliar a surra catalã. Daria tempo também para o Estrela Vermelha reduzir o vexame, com um belo gol de Milson, aos 39′: 5 a 2.
Próximos passos
O Barcelona, que chega à terceira vitória em quatro jogos, sobe, então, para sexto, com nove pontos na Champions. Antes do próximo compromisso pela competição, contra o Brest, no dia 26, em casa, o Barça ainda encara Real Sociedad, no domingo (10), e Celta, dia 23 – ambos longe de casa.
O Estrela Vermelha, por sua vez, se volta para a Super Liga da Sérvia, onde é líder com 12 vitórias e um empate em 13 jogos. A equipe da capital enfrenta o Beograd (domingo) e o Jedinstvo (dia 23) antes de encarar o Stuttgart, pela quinta rodada da Champions, no dia 27. Com a derrota, a quarta em quatro jogos, o Estrela Vermelha fica, dessa forma, em 35º (penúltimo).
Jogos da quarta rodada da fase de Liga da Champions
Terça-feira (5/11)
Slovan Bratislava 1×4 Dínamo Zagreb
PSV 4×0 Girona
Borussia Dortmund 1×0 Sturm
Celtic 3×1 RB Leipzig
Real Madrid 1×3 Milan
Lille 1×1 Juventus
Liverpool 4×0 Bayer Leverkusen
Sporting 4×1 Manchester City
Bologna 0x1 Monaco
Quarta-feira (6/11)
Shakhtar Donetsk 2 x 1 Young Boys
Club Brugge 1 x 0 Aston Villa
Feyenoord 1 x 3 RB Salzburg
PSG 1 x 2 Atlético de Madrid
Bayern de Munique 1 x 0 Benfica – em andamento
Sparta Praga 1 x 2 Brest
Estrela Vermelha 2 x 5 Barcelona
Inter de Milão 1 x 0 Arsenal
Stuttgart 0 x 2 Atalanta