Botafogo se despede de setembro com marcas expressivas

Invencibilidade, fim da sina, classificação histórica, liderança mantida... Glorioso segue forte em duas frentes. E vem mais em outubro!

Apesar da frustração pelo empate sem gols com o Grêmio – no último sábado (28), no Estádio Mané Garricha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro -, o Botafogo passou por um setembro inesquecível. O Glorioso, assim, estabeleceu marcas expressivas em sua caminhada. Em outubro, a equipe do técnico Artur Jorge tem tudo para ampliá-las. O Jogada10, na sequência, relembra algumas façanhas do Mais Tradicional.

Motivo de orgulho para a combalida torcida alvinegra, a mais importante de todas é encerrar 51 anos de espera e voltar a disputar uma semifinal de Copa Libertadores. O Botafogo, mais uma vez decidindo fora de casa, eliminou o São Paulo e agora enfrenta o Peñarol (URU). O Alvinegro também pôs fim à sina de não se classificar quando não ganhava na ida, como mandante. Depois de dez anos, quebrou esta maldição, no Morumbis, na semana passada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No momento, além da liderança isolada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo sustenta uma invencibilidade de dez jogos, a maior durante a era Artur Jorge. Setembro, foi, aliás, o segundo mês que o Glorioso não perdeu em 2024. Em março, sob a batuta de Fábio Matias como interino, a Estrela Solitária também não caiu. No entanto, para efeitos de comparação, a equipe enfrentou adversários muito mais frágeis, como Boavista e Sampaio Corrêa, pela Taça Rio.

O Botafogo desta série de Artur Jorge soma cinco vitórias e cinco empates. Aproveitamento de 66,6%. Não é superado desde 11 de agosto, no 3 a 2 para o Juventude, em Caxias do Sul, pelo Brasileiro.

Que venha outubro, Botafogo!

Em outubro, Artur Jorge tem a chance de igualar os números do compatriota português Luís Castro, treinador que passou 15 partidas sem perder pelo Botafogo, entre março e maio de 2023. Pelo êxito, começa o mês com uma semana cheia para recuperar a parte física de alguns nomes importantes do elenco e preparar a equipe que visita o Athletico-PR, na Ligga Arena, no próximo sábado (5).

“As equipes grandes querem chegar às decisões. Temos duas competições. O foco tem que ser em nós próprios, não tenho o hábito de falar muito do adversário, ao contrário de quem fala muito sobre o Botafogo. Me preocupo com minha equipe, com meus jogadores e daquilo que consigo controlar. Vamos procurar manter a competitividade e a consistência para continuar na frente do Brasileirão e atacar bem a semifinal da Libertadores”, ponderou o técnico bracarense.

Invencibilidade de Artur Jorge (10 partidas)

0 x 0 Grêmio – Brasileirão – Mané Garrincha
1 x 1 São Paulo – Libertadores – Morumbis
1 x 0 Fluminense – Brasileirão – Maracanã
0 x 0 São Paulo – Libertadores – Nilton Santos
2 x 1 Corinthians – Brasileirão – Nilton Santos
2 x 0 Fortaleza – Brasileirão – Nilton Santos
0 x 0 Bahia – Brasileirão – Fonte Nova
2 x 2 Palmeiras – Libertadores – Allianz Parque
4 x 1 Flamengo – Brasileirão – Nilton Santos
2 x 1 Palmeiras – Libertadores – Nilton Santos

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Botafogo Brasileirão-2024 Libertadores-2024

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar