É forra! Colômbia leva a melhor sobre a Argentina, pelas Eliminatórias

Colombianos perderam a final da Copa América para os Hermanos. Mas, desta vez, levaram a melhor: 2 a 1. James Rodriguez foi o protagonista

19:51 | Set. 10, 2024

Por: Jogada 10
Argentina's midfielder Enzo Fernandez (L) and Colombia's midfielder Richard Ríos fight for the ball during the 2026 FIFA World Cup South American qualifiers football match between Colombia and Argentina, at the Metropolitano Roberto Meléndez stadium in Barranquilla, Colombia, on September 10, 2024. (Photo by JOAQUIN SARMIENTO / AFP) (foto: JOAQUIN SARMIENTO)

No Estádio Metropolitano, em Barranquilla, a Colômbia recebeu a Argentina nesta terça-feira (10/9), pela oitava rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. E nesta reedição da final da Copa América (quando perdeu para os Hermanos), levou a melhor: venceu por 2 a 1.  Os colombianos saíram na frente no primeiro tempo, gol do zagueiro Mosquera, de cabeça e passe de James Rodrríguez, o grande peronagem do jogo. A Argentina empatou no início da etapa final, com Nico González, em falha infantil de James!. Mas a seleção da casa voltou a ficar na frente, gol de … James Rodríguez, marcando de pênalti e se redimindo da falha anterior.

A vitória em casa levou a Colômbia aos 16 pontos. Assim, fica apenas dois pontos atrás da líder Argentina, que parou nos 18. Esta foi a primeira vitória dos colombianos sobre os argentinos nesta década. Além disso, os colombianos são os únicos invictos.

Argentina perde a chance; Colômbia, não

No primeiro tempo, enquanto a Colômbia apostava na criatividade de James Rodríguez para chegar ao gol, os argentinos tinham na dupla Lautaro Martínez e Julian Álvarez seus alicerces ofensivos. Foi da Argentina a primeira boa chance, aos 11 minutos. O goleiro Vargas, que já falhara numa saída aérea, recebeu uma atrasada e a perdeu para Álvarez. Contudo, para sorte dos donos da casa, o atacante do Atlético de Madrid chutou e a bola passou em paralelo ao gol vazio.

A Colômbia equilibrava o jogo e conseguiu sair na frente aos 30 minutos. James cobriu escanteio curto para Árias e recebeu de volta. Foi ao fundo e cruzou na cabeça de Mosquera: 1 a 0. O gol fez a seleção da casa jogar de forma mais recuada. Nos minutos finais, a Argentina, com muitos chuveirinhos na área, teve duas oportunidades, mas sem sucesso nos arremates. Nos acréscimos, Muñoz quse ampliou. Entretanto, Mac Allister salvou em cima da linha.

Bola na rede

O segundo tempo começou quente e com gols. Aos dois minutos, James Rodríguez deu péssimo passe para Mosquera. Nico González se antecipou, entrou na área e tocou por baixo de Vargas para empatar o jogo. Contudo, pouco depois, a Colômbia foi ao ataque e Muñoz sofreu falta  de Otamendi na área. Depois de cinco minutos, o juiz foi ao VAR. James cobrou e marcou o segundo gol colombiano, aos 14 minutos.

Como ocorreu no primeiro tempo, a Colômbia recuou e deu espaços para a Argentina buscar o ataque.  Mas sem conseguir espaços para arremates eficazes. Assim, os argentinos mesmo com um pouco mais de posse (52% a 48%) e finalizações (12 a 7) saiu de Barraquilla com a derrota.

COLÔMBIA 1X0 ARGENTINA

Eliminatórias para a Copa do Mundo – 8ª rodada
Data: 10/9/2024
Local: Estádio Metropolitano, Barranquilla (COL)
COLÔMBIA: Camilo Vargas; Muñoz, Lucumi, Mosquera (Cabal, 43’/2ºT) e Mojica; Richard Ríos, Lerma e Jhon Arias (Castano, 34’/2ºT); James Rodríguez (Portilla, 46’/2ºT), Durán (Córdoba, 34’/2ºT) e Luis Díaz. Técnico: Nestor Lorenzo.
ARGENTINA: Dibu Martínez; Cristian Romero e Otamendi; Montiel (Molina, Intervalo), De Paul (Lo Celso, 28’/2ºT), Paredes (Mac Alister, 18’/2ºT), Enzo Fernández (Dybala, 39’/2ºT), Nicolás González e Lisandro Martínez (Acuña, 18’/2ºT); Lautaro Martínez e Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni.
Gols: Mosquera, 26’/1ºT (1-0); Nico González, 2’/2ºT (1-1); James Rodríguez, de pênalti, 14’/2ºT (2-1)
Árbitro: Piero Maza (CHL)
VAR: Juan Lara (CHL)
Cartões amarelos: Durán, Vargas (COL); Montiel (ARG)
Cartões vermelhos:

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.