Jogos Olímpicos: dupla é autorizada após reprovação em teste de gênero

Boxeadoras da Argélia e de Taiwan foram desclassificadas do mundial por reprovarem em exames biológicos

17:42 | Jul. 29, 2024

Por: Jogada 10
Boxeadoras da Argélia e de Taiwan foram desclassificadas do mundial por reprovarem em exames biológicos (foto: Jogada 10)

Duas boxeadoras estão liberadas para participar dos Jogos Olímpicos de Paris após reprovação em teste de gênero no Mundial.

A argelina Imane Khelif, da categoria até 66kg, e a taiwanesa Lin Yu-ting, da categoria até 57kg, receberam o aval do Comitê Olímpico Internacional (COI). Elas irão estrear na competição em Paris nesta semana.

O caso ocorreu no campeonato mundial de boxe do ano passado, em Nova Delhi, na Índia. A dupla acabou desclassificada pela Associação Internacional de Boxe (IBA) logo após testes de DNA. Igor Kremlev, presidente da IBA, disse à agência de notícias russa Tass que os resultados apostaram “que elas tinham cromossomos XY e foram, portanto, excluídas dos eventos esportivos”. Ele ainda acrescentou que “várias atletas que tentaram enganar as colegas e se fingir de mulheres”.

Contudo, o COI baniu a IBA do circuito olímpico por falhas recorrentes em integridade e transparência na governança da associação, acusada de manipulação de resultados e corrupção.

A entidade, inclusive, não pôde organizar o torneio de boxe nas Olimpíadas de Tóquio. Diante deste cenário, o COI chegou a ameaçar tirar a modalidade de Paris.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, mesmo com a ligação rompida o próprio sistema oficial do COI informa que Imane e Lin foram desclassificadas após testes de gênero no ano passado.

No registro consta que Khelif foi “desclassificada poucas horas antes de seu confronto pela medalha de ouro contra Yang Liu no Campeonato Mundial de 2023, em Nova Delhi, na Índia, depois que seus níveis elevados de testosterona não atenderam aos critérios de elegibilidade”.

Similarmente, em relação a Yu-ting consta que a taiwanesa “perdeu sua medalha de bronze após não cumprir os requisitos de elegibilidade com base nos resultados de um teste bioquímico”.

Liberação do COI e datas de estreia

Com a autorização do COI, Imane Khelif e Lin Yu-ting estão liberadas para estrearem nos Jogos Olímpicos de Paris. Enquanto a argelina estreia na quinta-feira (01), a tailandesa debuta na sexta-feira (02).