Um caso inusitado envolvendo uma granja intrigou moradores do distrito de Morro de Ferro, em Oliveira, Minas Gerais, em setembro de 2023. O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
/ Crédito: Fexacara/Wikimedia Commons
Quando o dono da granja, Julio Cesar Carvalho, foi coletar os ovos, percebeu que eles estavam com formatos incomuns.
Crédito: Júlio César/Divulgação
Os ovos deformados foram postos por uma galinha garnisé, que acabou se tornando alvo de curiosidade, pois ninguém entendia como a ave poderia botar aqueles tipos de ovos.
Crédito: Júlio César/Divulgação
Amigo de Júlio César, o ambientalista Ildeano Silva compartilhou fotos dos ovos nas redes sociais. E um deles parecia até um biscoito de polvilho, como ele observou.
Crédito: Júlio César/Divulgação
Havia outros ovos com formatos variados: alguns redondos e outros com uma espécie de ondulação em uma das extremidades. Mas nenhum normal.
Crédito: Júlio César/Divulgação
No dia que achei, a galinha tinha botado só ele, mas depois aela também botou alguns outros com formato diferente, bem arredondado e com um 'pininho' em cima, disse.
Crédito: Júlio César/Divulgação
Ildeano Silva diz que a descoberta dos ovos de características particulares gerou muita curiosidade na população do pequeno município (demarcado no mapa).
Crédito: Raphael Lorenzeto de Abreu/Wikimedia Commons
Gerou uma repercussão muito grande aqui em Morro de Ferro, principalmente nas redes sociais, onde pessoas até duvidavam, acharam que era um balão branco, que o Júlio tinha enchido e colocado entre os ovos normais. Mas pessoas próximas ao Júlio conferiram e viram que é real, afirmou.
Crédito: Reprodução/Facebook
Outra peculiaridade observada pelo dono da galinha é que os ovos deformados não tinham gema. Uma surpresa quando foram cortados após o cozimento.
Crédito: Reprodução
Só tinha a clara, igual aos outros que ela bota. Mas o sabor dele e dos outros com formatos diferentes era comum, igual aos outros, relatou Júlio César.
Crédito: Imagem de Erika Varga por Pixabay
Ao portal G1, o veterinário Dênio Garcia declarou que o fenômeno de ovos com formatos fora do padrão é raro. Daí chamar tanto a atenção.
Crédito: Divulgação/Governo de Rondônia
O especialista levantou algumas hipóteses para a anomalia: uma possível patologia da galinha, deficiências alimentares e até mesmo estresse.
Crédito: Reprodução/Youtube
Ainda de acordo com o veterinário, a ausência de gema nos ovos tem explicação. Ocorre porque a galinha não estava ovulando.
Crédito: Monika por Pixabay
Galinha garnisé é uma nomenclatura popular para aves da raça menores que as galinhas domésticas comuns. São comuns em granjas de pequeno porte.
Crédito: Just chaos/Wikimedia Commons
Também conhecida como minigalinha, a raça tem em média um quinto de tamanho da galinha comum e é fruto de cruzamentos aleatórios.
Crédito: Selbymay/Wikimedia Commons
Os hábitos são iguais aos da galinha doméstica comum, o que muda é a menor quantidade de alimento que ingere. Entretanto, para que a ave produza ovos de qualidade, é necessário que receba boa alimentação.
Crédito: Seth Mazow/Wikimedia Commons
Uma característica marcante visual da garnisé é a plumagem de cores variadas, que dá ao animal uma beleza particular. Pequena, bela e chamaria. E, neste caso específico, intrigante!
Crédito: Seth Mazow/Wikimedia Commons