O evento Superbike Brasil já deixou 7 competidores mortos ao longo de sete anos. O último caso foi do piloto João Eloi, de 57 anos, que morreu após um acidente no autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante uma corrida da categoria SuperSport 400cc Escola.
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Após encostar em outro piloto, ele colidiu violentamente com um muro externo e foi arremessado da moto.
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Essa foi a segunda morte no mesmo ano em eventos do Superbike no autódromo paulista. João Eloi foi atendido pela equipe de resgate no local, mas não resistiu e morreu na sala de emergência do autódromo.
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Natural de São Caetano do Sul, o piloto recebeu homenagens emocionadas de amigos e colegas nas redes sociais. “Uma perda muito grande, meu amigo. Descanse em paz, veinho”, escreveu um.
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Em junho/24, o jovem piloto argentino Lorenzo Somaschini, de apenas 9 anos, faleceu após se acidentar gravemente durante treinos da Honda Junior Cup, também em Interlagos.
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Lorenzo sofreu um highside - perda de tração na roda traseira - na Curva do Pinheirinho, resultando em queda com ferimentos graves na cabeça. Lorenzo chegou a ficar hospitalizado por três dias, mas não resistiu.
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Além de Eloi e Lorezeno, morreram Sérgio dos Santos em julho-2017; Rogério Munuera em junho-2018; Maurício Paludete em abril-2019; Danilo Berto em maio-2019; e Matheus Barbosa em novembro-2020.
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Em 2019, a prefeitura de São Paulo decidiu suspender temporariamente as corridas de moto no autódromo, mas a proibição não perdurou.
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A Honda chegou a interromper sua participação por dois meses, mas acabou retornando. A Yamaha fez o mesmo, mas não voltou.
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O Autódromo José Carlos Pace, popularmente conhecido como Autódromo de Interlagos, é um dos circuitos de corrida mais famosos e importantes da América Latina, e um dos principais palcos do automobilismo brasileiro.
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Localizado na cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro de Interlagos, o autódromo foi inaugurado em 12 de maio de 1940.
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O autódromo foi batizado em homenagem a José Carlos Pace, piloto brasileiro que conquistou sua única vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1975. Ele faleceu em um acidente aéreo em 1977.
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A pista original tinha 7.823 metros de extensão, mas ao longo dos anos passou por diversas reformas e adaptações, chegando à sua configuração atual de 4.309 metros e 15 curvas.
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A pista de Interlagos é conhecida por sua desafiadora combinação de curvas e por ser em sentido anti-horário, algo incomum na maioria dos circuitos de corrida.
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A famosa curva do S do Senna, em homenagem ao tricampeão mundial Ayrton Senna, é um dos trechos mais técnicos e emocionantes do circuito.
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A pista é famosa por sediar o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, uma etapa que está no calendário do campeonato mundial desde 1973.
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Interlagos já foi palco de momentos históricos do esporte, incluindo o título de Ayrton Senna em 1991, além de conquistas emocionantes do piloto inglês Lewis Hamilton.
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Além da F1, o autódromo recebe competições nacionais e internacionais, como a Stock Car Brasil (foto), o Campeonato Brasileiro de Endurance e provas de kart.
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Além das corridas, o autódromo é um espaço cultural e esportivo multifuncional. É utilizado para eventos de música, feiras e atividades recreativas, como caminhadas e ciclismo nos dias em que não há corridas programadas.
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