Pesquisas do setor do turismo dão dicas de quais devem ser as tendências para o setor no ano de 2025. A reportagem foi feita pela BBC Travel.
/ Crédito: Pam Patterson por Pixabay
As pessoas são atraídas pelas tendências porque elas oferecem um senso de estrutura e compreensão em um mundo cada vez mais complexo e acelerado, ressaltou o CEO da Globetrender, Jenny Southan.
Crédito: jcomp freepik
Para Jasmine Bina, CEO da Concept Bureau e analista em comportamento do consumidor, as tendências de viagem são uma janela para o que as pessoas realmente desejam quando as regras da vida cotidiana são suspensas.
Crédito: freepik
Prepare as passagens, arrume as malas e veja a seguir as 7 principais tendências de viagem para 2025, segundo empresas globais do setor de turismo!
Crédito: piviso por Pixabay
1) Romances de férias: Dados apontam que o aumento do burnout digital, especialmente em relacionamentos online, tem levado a geração Z a buscar alternativas mais autênticas.
Crédito: freepik/cookie_studio
Em resposta, uma tendência crescente no turismo é conhecer gente nova na vida real, promovendo conexões genuínas por meio de viagens em grupo ou solo.
Crédito: freepik/wirestock
2) Calmcations (férias calmas): Viagens focadas na tranquilidade continuarão em alta em 2025, especialmente após a OMS destacar a poluição sonora como uma das principais causas de problemas de saúde na Europa Ocidental.
Crédito: Elena We por Pixabay
Alguns lugares como os refúgios silenciosos criados pela empresa Havila Voyages, na Noruega, monitoram e comparam ruídos locais com os de grandes cidades.
Crédito: Sveter wikimedia commons
Outras opções de férias calmas incluem as cabanas sem tecnologia da Unplugged, no Reino Unido e Europa, e os retiros off-grid Majamaja, na Finlândia (foto).
Crédito: divulgação/Marc Goodwin
3) Inteligência artificial: A inteligência artificial (IA) generativa terá um papel crescente no turismo em 2025. Exemplos incluem a Byway, que usa IA para simplificar viagens sem voos pela Europa, e a Trip Advisor, que emprega IA generativa para criar itinerários.
Crédito: Flickr David Gubler
Aeroportos estão substituindo etiquetas de bagagem por tecnologia mais eficiente, enquanto hotéis como o Hyatt utilizam camas com IA para melhorar o sono dos hóspedes.
Crédito: freepik/mrsiraphol
4) Noctourism (turismo noturno): Essa é uma tendência que abrange experiências como visitas a museus noturnos, praias bioluminescentes e observação da aurora boreal.
Crédito: Divulgação
Destinos como Lapônia, Ilhas Lofoten, Svalbard (Noruega - foto) e Islândia são recomendados pela empresa britânica Trailfinders para ter esse tipo de experiência.
Crédito: Noel Bauza por Pixabay
5) Safáris e refresco: As mudanças climáticas estão redefinindo os destinos de viagem, com turistas buscando regiões menos quentes. Na Europa, lugares como Finlândia (foto) e Noruega, onde os verões são mais amenos, têm sido mais procurados.
Crédito: Kosti Keistinen por Pixabay
Além disso, alterações nos padrões climáticos impactaram atividades como safáris, cujo pico mudou de dezembro para março, também tornando-se mais acessíveis financeiramente.
Crédito: Flickr Primate Safaris
6) Menos badalação: Após o excesso de turismo em 2024, destinos alternativos devem ganhar popularidade em 2025. O Airbnb aponta destinos emergentes como Milton Keynes (foto) e East Sussex, na Inglaterra, como exemplos.
Crédito: The Caldecotte Arms in Milton Keynes by Steve Daniels
Lugares menos explorados também estão em alta, como o Uzbequistão e as ilhas do leste da África, incluindo Zanzibar, Madagascar (foto) e Aldabra, impulsionados por novos hotéis e experiências de luxo.
Crédito: Imagem de Agnieszka por Pixabay
7) Nostalgia: A tendência, chamada de novos tempos áureos pela Globetrender, reflete o desejo dos millennials de reviver experiências da infância, como acampamentos de verão para adultos nos EUA e férias no estilo Eurocamp.
Crédito: freepik/rawpixel.com
Iniciativas retrô, como a casa da Polly Pocket no Airbnb, também estão em alta. Esse movimento sugere uma busca por conforto e escapismo diante das incertezas do mundo atual.
Crédito: divulgação/airbnb