Asfalto brasileiro é alvo de críticas: má qualidade que gera insegurança 16:34 | 13/01/2025 Autor Flipar Flipar Autor Ver perfil do autor Tipo Notícia Um estudo publicado pelo portal CupomVálido a partir da análise de dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Compare The Market, site britânico de comparação de preços, critica a qualidade do asfalto brasileiro. / Crédito: Reprodução/TV Liberal O estudo posiciona o Brasil como o segundo pior país para se dirigir. A avaliação levou em conta dados de mortalidade no trânsito, congestionamento das vias e custos para manutenção dos veículos. Crédito: Imagem de Cristhian Adame por Pixabay De acordo com especialistas, o problema do asfalto no Brasil está menos relacionado à qualidade do material e mais ao desgaste excessivo e à falta de manutenção das vias. Crédito: Reprodução/Twitter @AbedaOficial O fato de o Brasil ser um país extenso e que prioriza o transporte rodoviário no escoamento da produção leva a uma maior saturação do asfalto, encurtando sua vida útil. Crédito: Reprodução/Twitter @AbedaOficial “O Brasil tem essa particularidade de ser um país rodoviário e, junto com as proporções continentais, tem todo esse escoamento de produção via malha rodoviária e falta de investimento. O que há é uma saturação da malha”, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos (Abeda), ao Jornal da USP. Crédito: Reprodução/Twitter @AbedaOficial Dados do Banco Mundial apontam o Brasil como o país de maior concentração rodoviária de transporte de cargas e pessoas (58%) entre as maiores economias do mundo. Crédito: Imagem de Markus Spiske por Pixabay A malha rodoviária brasileira é responsável por escoar 75% da produção do Brasil, seguida de longe pelo modais marítimo (9,2%), aéreo (5,8%) e ferroviário (5,4%). Crédito: Agência Brasil Apenas em estradas federais sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o país tem 61 mil km. Crédito: Reprodução/Twitter @mtransportes De acordo com o estudo, a pavimentação com o asfalto, que representa a superfície, é uma pequena fração dos materiais utilizados. A base precisa ser sólida para garantir a qualidade. Crédito: Reprodução/Twitter @mtransportes Especialistas criticam as propaladas operações tapa-buraco das gestões públicas pelo Brasil, que muitas vezes funcionam apenas como paliativo. Crédito: Divulgação Problemas estruturais no projeto de uma via, por exemplo, podem provocar buracos. Entre as falhas de planejamento estão as que não levam em consideração fatores climáticos na concepção. Crédito: Divulgação De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, mais da metade das rodovias brasileiras apresenta situação regular, ruim ou péssima. Crédito: Divulgação Um dos problemas citados é o excesso de peso no transporte de cargas, com alguns caminhões trafegando com toneladas acima do limite permitido. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil O calor é outro fator mencionado por especialistas para degradação mais rápida das vias. A temperatura no asfalto pode alcançar 70º C no meio do dia em algumas regiões. Crédito: Divulgação Estudo recente da Universidade Federal de Goiás sobre o asfalto utilizado em diversas regiões brasileiras concluiu que há materiais, como a borracha triturada, que prolongam a durabilidade das rodovias. E podem ser adotados com mais frequência. Crédito: Divulgação/TERGA Material à base de restos de pneus, mais resistentes às altas temperaturas, tem sido utilizado em estradas com bons resultados. Ele suporta 200 vezes mais carga do que o convencional. Crédito: Divulgação Michelin Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente Tags Galerias