Imagina só essa cena: você está lá curtindo uma prainha no Rio de Janeiro, quando do nada uma serpente passa rastejando pela areia!
Crédito: kbza - freepik
Pois foi exatamente o que aconteceu na Praia da Reserva, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do RJ. O animal foi flagrado por banhistas no domingo (08/09) passeando nas areias.
Crédito: reprodução/Carolina Heringer
Embora a espécie da serpente não tenha sido identificada com precisão, alguns especialistas fizeram suposições sobre sua origem e o motivo de sua presença na praia, especialmente em um dia em que a temperatura máxima beirou os 35°C.
Crédito: reprodução/Carolina Heringer
Em entrevista ao jornal O Globo, o professor de Biologia e pesquisador na Estácio de Sá, Jeferson Pires, apontou que a serpente pode ser do gênero Chironius, conhecida como cobra-cipó.
Crédito: flickr - Geoff Gallice
As cobras-cipó são conhecidas por sua agilidade e por habitarem principalmente árvores e arbustos, daí o nome peculiar.
Crédito: wikimedia commons Miguelrangeljr
A serpente foi avistada na Praia da Reserva, uma das que ficam fora da lista das mais famosas e turísticas da cidade. Conheça agora algumas das praias escondidas do Rio!
Crédito: montagem/reprodução/wikimedia commons
Praia da Reserva: Localizada na Barra da Tijuca, a Praia da Reserva costuma ser um point para os amantes do surf.
Crédito: reprodução/youtube vaz aonde
Além disso, a Reserva possui uma extensa faixa de areia e uma vista incrível da Pedra da Gávea.
Crédito: reprodução/youtube deva no ar
Prainha: Um dos refúgios mais charmosos do Recreio, Zona Oeste da cidade, a Prainha é conhecida por suas águas claras e mais calmas do que em outras praias.
Crédito: wikimedia commons Halley Pacheco de Oliveira
Por estar inserida em uma área de proteção ambiental, a Prainha é menos movimentada e bem cuidada, sendo ideal para quem busca sossego.
Crédito: flickr - Marinelson Almeida
Grumari: Vizinha da Prainha, Grumari também fica dentro de uma área de proteção ambiental. É um convite para quem gosta de trilhas e paisagens naturais.
Crédito: flickr - MTur Destinos
Por não ter muitos estabelecimentos comerciais ao redor, Grumari atrai um público que prefere um contato mais íntimo com a natureza.
Crédito: wikimedia commons oscar fava
Praia da Macumba: Com águas calmas e um visual paradisíaco, a Praia da Macumba é perfeita para quem busca relaxar e aproveitar um dia de sol.
Crédito: flickr - Cyro A. Silva
Praia do Meio: Situada em Barra de Guaratiba, a Praia do Meio é uma das várias praias acessíveis por trilhas na região. A trilha passa por mirantes com vistas incríveis.
Crédito: wikimedia commons Daniela Lopes Segadilha
Praia da Joatinga: Localizada entre São Conrado e Barra da Tijuca, a Joatinga é uma pequena praia escondida entre montanhas. As ondas são fortes e o cenário é de tirar o fôlego, com falésias e mata nativa ao redor.
Crédito: wikimedia commons VinnyWiki
Com difícil acesso, precisando descer por trilhas rochosas, é frequentada por surfistas e pessoas que buscam um ambiente mais reservado.
Crédito: flickr - Rodrigo Soldon
Praia do Secreto: O nome já sugere o mistério dessa praia, que não é exatamente uma praia de areia, mas uma piscina natural formada entre as pedras, localizada na Barra de Guaratiba.
Crédito: wikimedia commons VinnyWiki
Para chegar até lá, é necessário fazer uma pequena trilha. O local oferece uma experiência diferente e tranquila, especialmente durante a maré baixa, quando o acesso é mais fácil.
Crédito: reprodução/youtube Vaz Aonde
Praia de Itacoatiara (Niterói): Embora não fique no município do Rio de Janeiro, Itacoatiara é uma praia muito procurada por surfistas e amantes da natureza.
Crédito: wikimedia commons Leandro Rocha
Cercada por montanhas e com boas trilhas para caminhadas, como a que leva ao Costão de Itacoatiara, a praia oferece tanto boas ondas quanto áreas de mar mais calmo para banhistas.
Crédito: wikimedia commons Filipo tardim