Nesta segunda-feira (26/08), é celebrado o dia mundial de um dos animais de estimação mais amados no mundo: o cachorro.
Crédito: Pixabay
O dia foi criado em 2004 para homenagear os cães de todas as raças, tamanhos e origens, reconhecendo a importância desses animais na vida das pessoas e na sociedade em geral.
Crédito: pexels/Lum3n
A origem da data faz alusão ao Dia Nacional do Cão (National Dog Day), comemorado neste mesmo dia, nos Estados Unidos.
Crédito: Flickr Tiago Lemos
Existem mais de 400 raças de cães no mundo, cada uma com características físicas e comportamentais únicas.
Crédito: divulgação
Em homenagem à data especial, o FLIPAR listou algumas raças caninas que vivem bastante, ressaltando não só a média de vida, mas também suas origens e características. Confira!
Crédito: pexels/Ivan Babydov
Chihuahua - Pode viver em média de 12 a 20 anos. Esses cães são pequeninos, possuem orelhas grandes e têm sua origem no México. Essa é considerada menor raça de cachorro do mundo.
Crédito: Reprodução/Cão em Foco Educação Canina
Poodle - Podem viver em média de 10 a 18 anos. Alguns países, como a França e a Alemanha, reivindicam a origem da raça, que tem pelagem cacheada e é conhecida por sua inteligência e fidelidade.
Crédito: Reprodução/PeritoAnimal
Havanês - Essa raça vive em média de 14 a 16 anos, e também é chamada de Havanese. São considerados pequenos, com pelagem sedosa, têm origem em Cuba, na capital Havana (por isso o nome) e são conhecidos cães de colo de seda.
Crédito: Riccardo Falconi/pixabay
Australian Cattle Dog - Vive em média de 12 a 16 anos, é conhecido também como blue heeler ou red heeler. É oriundo da Austrália, possui pelagem curta e corpo musculoso. Costuma ser usado em pastoreio de gado.
Crédito: Youtube/CINOBRAS TV OFICIAL
Basenji - Vive em média de 12 a 16 anos. Originária da África, é considerada uma das raças mais antigas, inclusive com registro em tumbas egípcias. Não late, mas emite um som chamado barroo.
Crédito: Divulgação
Lulu da Pomerânia - A raça também chamada de Spitz-alemão-anão pode viver de 12 a 16 anos. Esses cães são pequenos, com pelagem fofa e densa e têm origem na Alemanha. Eram utilizados em pastoreio antigamente.
Crédito: Reprodução/PeritoAnimal
Greyhound - Também conhecido como Galguinho italiano, vive em média de 12 a 15 anos. Esses cachorros são magros, atléticos e velozes, e já habitavam o Egito Antigo, embora oficialmente sejam da Itália. Podem atingir 70 km/h, sendo considerados a raça mais veloz.
Crédito: Divulgação
Dachshund - Com o corpo longo e pernas curtas, essa raça vive aproximadamente de 12 a 16 anos. É popularmente conhecido como cão-salsicha, tem origem na Alemanha e foi criado para caçar texugos.
Crédito: pexels/Igor Morais
Maltês - Essa raça vive em média de 12 a 15 anos. São cães considerados inteligentes e afetuosos. Originários de Malta na Itália, têm pelagem longa, densa e sedosa e podem pesar até 4 kg, sendo considerados cachorros de colo.
Crédito: Reprodução/ PeritoAnimal
Pug - Vive em média de 12 a 15 anos. Esses cachorros possuem focinho curto e achatado e, devido à sua estrutura corporal, não toleram muito exercício. Essa raça tem origem na China e na Antiguidade era apreciada por nobres e imperadores.
Crédito: DodosD wikimedia commons
Schnauzer Miniatura - Essa raça vive de 12 a 15 anos em média, tendo origem na Alemanha. Tem como característica sobrancelhas grossas e pelagem densa, e pode pesar até 8 kg. A raça vem do cruzamento entre Schnauzers de outros tamanhos.
Crédito: Reprodução/ Programa Animal
Cocker Spaniel inglês - Vive de 12 a 15 anos em média. São cães oriundos da Inglaterra, possuem orelhas grandes e caídas, olhos redondos e aparência doce, o que os torna populares.
Crédito: Katrina_S por Pixabay
Beagle - Com sua orelhas caídas e olhar expressivo, essa raça vive em média de 12 a 15 anos. Originários da Inglaterra, esses cachorros têm olfato extremamente aguçado e são usados na detecção de drogas, em buscas e salvamentos.
Crédito: pixabay
Lhasa Apso - Vive em média de 12 a 15 anos e tem origem no Tibete, na Cordilheira do Himalaia, onde é considerado sagrado. Esses cães possuem pelagem longa e são conhecidos por sua inteligência e lealdade.
Crédito: Reprodução/
Dogueiros
Husky Siberiano - Vive em média de 12 a 14 anos. Originário da Sibéria (Rússia), possui pelagem densa e olhos azuis ou multicoloridos. Tradicionalmente esses cães são utilizados para os trenós dos Chukchi, povo indígena siberiano.
Crédito: Imagem de MarcoKerschbaum por Pixabay
Pastor de Shetland - Vive em média de 12 a 13 anos. Oriundos da Escócia, esses cães possuem habilidades de pastoreio. Sua pelagem é lisa e longa, formando uma juba. Podem pesar até 7 kg.
Crédito: wikimedia commons/Narisoa
Border Collie - Naturais do Reino Unido, o Border Collie vive de 10 a 14 anos, em média. São considerados a raça mais inteligente que existe. Eles têm tamanho médio, corpo atlético pelagem bicolor e são bastante ágeis.
Crédito: Kev por Pixabay
Boston Terrier - Vive em torno de 11 a 13 anos, possui focinho curto e orelhas eretas. Tem origem nos Estados Unidos. Essa raça é conhecida como American Gentleman por sua postura elegante.
Crédito: Reprodução/Cão em Foco Educação Canina