A boneca Annabelle, dos filmes de terror, estava entre os itens queimados no incêndio no Shopping Nova América, em Del Castilho, no Rio de Janeiro. A exposição da Warner, numa área de 1.500 m2, reunia figurinos e objetos de filmes de cinema, como Harry Potter, Batman e Scooby-Doo, e séries de TV, como Friends.
Crédito: Reprodução de vídeo redes sociais
Mas o que viralizou nas redes sociais ao longo do dia inteiro, nesta terça-feira (9/7), foi a boneca. Por ser amaldiçoada, ela rendeu muitos memes sobre o perigo no Rio de Janeiro. “Nem ANNABELLE resistiu ao TERROR que é o Rio…”, comentou um usuário no X . O RJ não é para amadores, disse outro.
Crédito: Reprodução de vídeo redes sociais
Annabelle ganhou popularidade quando apareceu no primeiro filme da franquia, Invocação do Mal, dirigido por James Wan e estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson, em 2013.
Crédito: reprodução / invocação do mal
Com a grande repercussão, já em 2014 a boneca ganhou seu próprio filme: Annabelle, dirigido por John R. Leonetti, mostrava os efeitos nocivos e perigosos que a boneca exercia para uma família.
Crédito: reprodução / annabelle
Depois, foram lançados os filmes Annabelle: A Criação do Mal (2017) e Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019).
Crédito: Divulgação
E a franquia Invocação do Mal teve outros dois filmes (em 2016 e 2021). E um quarto filme está em produção, com lançamento previsto para 2025.
Crédito: - Divulgação Warner Bros
Annabelle tornou-se tão famosa nos filmes que a Mattel, fabricante da Barbie, decidiu investir numa linha de brinquedos inspirada no gênero de filmes de terror. E lançou em 2023 a boneca Annabelle.
Crédito: Reprodução Mattel
Annabelle, inclusive, vem na caixa de vidro que é típica da proteção que a boneca verdadeira recebe: uma redoma benzida de tempos em tempos por um padre, para conter o Mal.
Crédito: Reprodução Twitter @beepopofc
A boneca, com olhos grandes e cabelos trançados num tom castanho dourado, custa US$ 65 (cerca de R$ 315).
Crédito: Reprodução Mattel
A fama da boneca Annabelle surgiu a partir de uma história considerada verdadeira que envolve o casal Ed e Lorraine Warren. Lorraine Warren era médium e seu marido, Ed, investigava casos de paranormalidade, com o apoio da mulher.
Crédito: Domínio público
A boneca seria um canal para a atuação de uma entidade que perturbava uma estudante de Enfermagem chamada Donna, em 1968. A boneca surgia, de repente, em diferentes partes da casa.
Crédito: Reprodução Twitter
Além disso, fenômenos sobrenaturais foram se agravando, a ponto de um amigo de Donna, chamado Lou, afirmar que sentiu garras em seu peito. Um padre, então, chamou Ed e Lorraine para verificar o caso.
Crédito: Reprodução TV Globo
Ed e Lorraine identificaram que a boneca canalizava espírito maligno. Eles levaram a boneca para casa, onde mantinham um cômodo destinado a armazenar objetos que tinham sido apreendidos durante ações de exorcismo.
Crédito: Reprodução de vídeo do twitte @ConjuringBrasil
Na casa, a grande sensação é justamente a boneca Annabelle, sempre trancada numa redoma (com o aviso de que a porta não deve ser aberta) e recebendo água benta com frequência. Na foto, Ed e Lorraine com a boneca
Crédito: Imagem do site macabra Tv
A boneca verdadeira é bem diferente da boneca do filme: é de pano, com cabelos vermelhos e um sorriso. Ela se chamava originalmente Raggedy Ann, inspirada numa boneca de pano da filha do ilustrador e autor de livros infantis Johnny Gruelle (1880-1938
Crédito: Reprodução de vídeo do twitte @ConjuringBrasil
Ed morreu em 2006, aos 79 anos, e Lorraine viveu até 2019, chegando aos 92 anos. No cinema, eles foram interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga em todos os filmes da franquia Invocação do Mal.
Crédito: - Divulgação Warner Bros
Só que, nos filmes, Annabelle é bem diferente da original. Não é de tecido e tem um semblante mais malicioso. E é justamente essa boneca que podia ficar em exposição, já que a original, por motivos óbvios, nunca sai da caixa de proteção contra o Mal.
Crédito: Imagens do site IMDB
O Museu Oculto dos Warren funciona na antiga casa do casal, em Connecticut. E tem muitas peças 'amaldiçoadas', além de Annabelle. Um padre vai lá para benzer o ambiente com frequência.
Crédito: Reprodução TV Globo