Os coelhos são animais peludos e orelhudos que encantam com sua fofura, mas guardam muito mais do que aparentam.
Crédito: freepik wirestock
Hoje o FLIPAR vai explorar o universo dos coelhos, desde curiosidades e características até seu papel na cultura e na ficção. Confira!
Crédito: freepik jannoon028
Os coelhos são mamíferos lagomorfos, ou seja, diferentemente dos roedores, eles possuem um par extra de dentes incisivos.
Crédito: Janan Lagerwall Unsplash
Outra característica marcante dos coelhos é sua pelagem densa e macia, que pode variar em cores como branco, cinza, preto, marrom e até manchas.
Crédito: Aswathy N Unsplash
As orelhas compridas desses animais auxiliam na audição e na regulação da temperatura corporal. Já as patas dianteiras são curtas e fortes para escavar, enquanto as traseiras são longas e musculosas, o que ajuda eles a saltar.
Crédito: pexels Siegfried Poepperl
O tamanho de um coelho pode variar de acordo com a raça, desde mini coelhos de 1kg até gigantes da região de Flandres, na Bélgica, que chegam a pesar 8kg!
Crédito: domínio público
A expectativa de vida média de um coelho varia de 8 a 12 anos, com alguns podendo viver até 15 anos.
Crédito: freepik wirestock
Uma curiosidade interessante é que os coelhos têm uma visão de quase 360 graus, o que lhes permite detectar predadores de todos os lados, inclusive de trás!
Crédito: FoxTerrier por Pixabay
Os coelhos são animais noturnos, muito sociais e podem viver em grupos chamados de colônias. Seus saltos podem alcançar até 90cm de altura e 3 metros de distância.
Crédito: Richard Burlton Unsplash
Eles têm um sistema digestivo sensível e devem comer principalmente feno de capim e vegetais folhosos. Mas não se engane com a fofura, eles também pode ser um tanto quanto escatológicos...
Crédito: Christel por Pixabay
Isso porque os coelhos comem suas próprias fezes moles, chamadas cecotrofos, para absorver melhor os nutrientes.
Crédito: ANKUR MADAN Unsplash
Na vida selvagem, os coelhos são encontrados em vários habitats ao redor do mundo. Eles costumam viver em tocas, campos, florestas e áreas gramadas.
Crédito: wikimedia commons Mænsard vokser
Para tê-los como animal de estimação, são necessários alguns cuidados: eles precisam de espaço para se exercitar, então é importante ter um espaço grande o suficiente para eles se moverem.
Crédito: freepik wirestock
Além disso, os coelhos devem ser alimentados com uma dieta balanceada de feno de capim, ração específica, verduras frescas e água limpa. Também é importante manter as gaiolas sempre limpas e fazer visitas regulares ao veterinário para check-ups e vacinação.
Crédito: wikimedia commons JJ Harrison
E sim, os coelhos podem comer cenoura, mas com algumas ressalvas. O legume não deve ser a base da alimentação do coelho, mas sim um complemento.
Crédito: freepik wirestock
Por tempos, os coelhos têm sido associados à Páscoa por ser um símbolo de fertilidade e renascimento na cultura pagã. Ao contrário do que muitos pensam, os coelhos não botam ovos. Por serem mamíferos, os filhotes de coelho se desenvolvem dentro da barriga da mãe.
Crédito: Sincerely Media Unsplash
A ideia de que coelhos botam ovos está relacionada à tradição da Páscoa, na qual eles se tornaram uma figura folclórica que entrega ovos de chocolate às crianças.
Crédito: freepik master1305
Em algumas culturas, os coelhos são vistos como símbolos de sorte. Na tradição cristã, representa a nova vida e a ressurreição de Jesus Cristo.
Crédito: pexels lucas
Em algumas culturas indígenas americanas, os coelhos são personagens importantes em histórias tradicionais, muitas vezes representando esperteza e astúcia.
Crédito: Alex S. por Pixabay
Ao longo dos anos, os coelhos também passaram a fazer parte da cultura popular, como pinturas, literatura e folclore de diversas culturas.
Crédito: freepik denamorado
Um dos exemplos mais marcantes é o Coelho Branco, do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. É um dos coelhos mais icônicos da literatura.
Crédito: reprodução
Outro coelho icônico da cultura pop é o Pernalonga, personagem da Warner Bros. pertencente ao universo dos desenhos Looney Tunes, sucesso absoluto no anos 1980 e 1990.
Crédito: reprodução