15 plantas para melhorar a energia da casa
Segundo o Feng Shui, elas também potencializam as boas vibrações dos ambientes
14:04 | Out. 21, 2024
Além de melhorarem a estética e deixarem o ambiente mais elegante, as plantas também oferecem bem-estar e aconchego. Partindo do princípio do Feng Shui, elas potencializam as boas vibrações nos cômodos e são muito importantes para a composição da técnica chinesa.
“As plantas positivas e as flores possuem um alto poder de transformar as energias e influenciar a busca por harmonia e bem-estar. Diante das inúmeras técnicas e dos símbolos do Feng Shui, as flores e as plantas representam uma parte que pode ajudar em todos os setores de sua vida: amor, trabalho, saúde e dinheiro”, explica a espiritualista Juliana Viveiros.
Como utilizar as plantas no Feng Shui?
A prática requer cuidados. É fundamental que as folhas nunca fiquem murchas e secas, e nada de plantas artificiais. Segundo a especialista, o importante é que tenha vida no vaso, assim a movimentação de energia será muito maior e positiva.
Mesmo que você insista nas plantas artificiais, elas só terão efeito quando colocadas pedras e cristais que transmutem energia. Geralmente, aquelas que possuem folhagens caídas para o chão ou, até mesmo, as que são pontiagudas afastam a sorte do lugar. Por isso, evite plantas como: bromélia, samambaia, dama-da-noite, avenca, comigo-ninguém-pode, entre outras.
Melhores plantas para energizar a casa
A seguir, veja os benefícios que cada planta pode oferecer ao lar.
- Hortênsia: prosperidade e harmonia;
- Azaleia: boas relações e amor;
- Lírio-da-paz: amor, alegria, espontaneidade, prosperidade, socialização e paz;
- Jasmim: paz, calma, harmonia, amor e purificação;
- Arruda: afasta a inveja e repele qualquer energia ruim;
- Buxinho: amor, alegria, atrai energias boas e preserva boas relações;
- Alecrim: saúde, energia e cura;
- Zamioculca: paz e prosperidade;
- Lavanda: tranquilidade, proteção e limpeza;
- Orégano: prosperidade, dinheiro e bem-estar;
- Amor-perfeito: sorte, proteção, bem-estar e alegria;
- Orquídea: beleza, comunicação e boa convivência;
- Árvore-da-felicidade: melhoras na relação amorosa, energia boas e harmonia;
- Manjericão: atrai dinheiro e prosperidade;
- Violeta: equilíbrio e energia.
Avaliando cada parte da casa
Juliana Viveiros pontua que, “para o Feng Shui, a casa é dividida em várias áreas energéticas, todas englobando os sentimentos das pessoas que vivem no ambiente. Então, podemos saber que planta colocar, avaliando também as partes da casa e os moradores”.
- Cozinha: recomenda-se colocar uma planta entre o fogão e a pia ou, até mesmo, na geladeira. Geralmente, essa região precisa de equilíbrio e paz;
- Sala: prefira as cores mais claras e flores que tragam alegria e prosperidade, como o jasmim;
- Mesa de jantar: símbolo de fartura e prosperidade. Por isso, recomenda-se colocar vasos de flores na cor amarela (que representam dinheiro);
- Banheiro: ótimo ambiente para colocar flores, porque filtram a energia ruim.
“Lembre-se dos cuidados básicos com uma planta de Feng Shui que trabalha a seu favor, isto é, iluminação, podar e regar”, conclui a espiritualista.
Por Luana Farias