4 livros para ensinar crianças e jovens sobre o Carnaval
Veja obras que apresentam aos pequenos leitores um pouco da cultura brasileira
No Brasil, o Carnaval foi trazido pelos portugueses e celebrado por meio de brincadeiras e bailes de máscaras, que posteriormente foram levados às ruas. Com o passar dos séculos, a comemoração foi adotando uma vasta diversidade sociocultural, apoiando-se principalmente em elementos e valores da cultura afro-brasileira, como o frevo e o maracatu. Atualmente, o Carnaval brasileiro é marcado pelos blocos de rua e famosos desfiles das escolas de samba.
Além de ser momento de festejar, o feriado também pode ser uma oportunidade para momentos em família. De acordo com Laura Vecchioli do Prado, coordenadora editorial de literatura e informativos da SOMOS Educação, os livros são a escolha ideal para quem quer unir entretenimento e aprendizado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Separando algumas horas para a leitura, as famílias podem fortalecer seu elo e permitir que seus filhos se aprofundem na cultura brasileira. Com obras diversas, crianças e jovens podem entrar em contato com tradições regionais e histórias seculares”, completa.
Pensando nisso, Laura Vecchioli recomenda quatro obras literárias para toda a família mergulhar de cabeça na história e na cultura deste feriado. Confira!
1. Aula de Carnaval e outros poemas
Nessa coletânea, o autor Ricardo Azevedo nos apresenta versos, adivinhas, quadrinhas e ilustrações com clima de folia para o ano inteiro. A obra é uma ótima opção para apresentar o universo da poesia às crianças pequenas.
2. O diário perdido de Pernambuco
No Carnaval de Olinda, Júlia, André, Rachid e Dona Olga protagonizam uma aventura curiosa: certo dia, ao som do frevo em um dos blocos da cidade, uma amiga da turma é ameaçada por alguém em uma sinistra fantasia de bruxa. Após encontrar um misterioso diário, os amigos decidem investigar a relação desse incidente com o sumiço de um frei, relatado nas gravuras do caderno. O livro é do autor Luis Eduardo Matta.
3. O Super Silva
Silva era um homem comum, que trabalhava diariamente em sua borracharia e seguia sua rotina. Até que, em uma noite de Carnaval, cai por acidente em uma pilha de fantasias velhas, de onde sai vestido de super-herói. Decide, então, assumir essa nova identidade, defendendo os fracos e oprimidos de um jeitinho bem brasileiro. O livro é do autor Ivan Jaf.
4. Desvendando a orquestra de frevo
Ana Favaretto e Márcio Coelho tem uma parceria de mais de 20 anos dedicada a ensinar música para crianças. Neste livro, a dupla desvenda um dos mais clássicos gêneros musicais do Brasil: o frevo. Traçando a história de seu surgimento, os autores apresentam aos jovens leitores os principais instrumentos que constituem uma orquestra de frevo e como eles funcionam.