5 estratégias para o sucesso das vendas na Black Friday
Especialistas explicam como aumentar os lucros do seu negócio neste período do ano
Vem aí uma das mais esperadas datas do varejo brasileiro: a última sexta-feira do mês de novembro, Black Friday, que em 2023 acontecerá em 24 de novembro. O evento oferece grandes descontos em produtos e serviços dos mais diversos segmentos.
O estudo “A Black além da Black”, realizado pela MindMiners em parceria com a Spark, constatou que 86% dos consumidores têm o hábito de fazer compras durante esse período e 6 em cada 10 pessoas já têm certeza de que realizarão compras neste ano.
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Além disso, metade dos respondentes disse que, mesmo quando afirma que não comprará na Black Friday, acaba cedendo aos impulsos e adquirindo algum produto ou outro. 32% já estão planejando os produtos que quer comprar.
Em relação aos descontos, 76% dos consumidores geralmente realizam uma pesquisa antes para identificar quais delas estão com as ofertas mais atrativas durante a Black Friday. Sobre o ambiente de compra, quase metade — 45% — prefere comprar em lojas online.
Mas como alcançar todo esse público em potencial e garantir o sucesso nas vendas durante o período? Confira!
Foco da estratégia
O ponto de partida para todas as estratégias deve sempre ser o cliente, como destaca Paulo Simon, diretor de business development da Keyrus, consultoria internacional especialista em inteligência de dados e transformação digital.
“As empresas precisam buscar conhecer seu consumidor de maneira cada vez mais completa. A forma de vender está em constante mudança; por isso, é importante que as empresas foquem, além do monitoramento do que os usuários fazem, em também observar o que eles pensam e como se sentem — inclusive em datas como a Black Friday, em que a concorrência com outras empresas e marcas é ainda maior”, explica.
Nesse sentido, é indispensável olhar a jornada de compras da maneira mais completa possível, envolvendo diversos tipos de canais de comunicação. Segundo Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, a Keyrus Company, “as vendas escalam cada vez mais em canais como Instagram e WhatsApp, por exemplo. Isso mostra a força e crescimento do chamado conversational commerce. Não faltam exemplos de marcas que mais que dobraram seus faturamentos ao adotar o c-commerce“.
Trata-se de uma estratégia que utiliza tecnologias de comunicação, como chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens, para oferecer aos clientes uma experiência de compra mais personalizada e conveniente.
Inteligência de dados como aliada
A inteligência de dados desempenha um papel fundamental em ajudar as empresas a venderem mais na Black Friday e em qualquer outra época do ano. Além de simplesmente coletar dados dos clientes, é necessário compreender o comportamento do consumidor por meio dessas informações coletadas, da análise do material obtido e do entendimento dos cenários em que tal consumidor está inserido.
Usando análises de dados, as empresas podem, por exemplo, segmentar seus clientes com base em seus padrões de compra, preferências e comportamentos. Isso permite a personalização de ofertas e promoções específicas para cada grupo, aumentando a relevância das ofertas durante a Black Friday.
“A inteligência de dados permite que as empresas tomem decisões informadas, otimizem suas operações e ofereçam ofertas personalizadas aos clientes, o que, por sua vez, aumenta as chances de sucesso nas vendas durante a Black Friday e em qualquer outro período do ano”, explica Paulo Simon.
Após o evento, a inteligência de dados também pode ser usada para avaliar o desempenho, identificar o que funcionou e o que não funcionou, assim como planejar estratégias de vendas futuras, não apenas em datas sazonais, com base nas lições aprendidas.
Dicas para ter sucesso na Black Friday
A seguir, confira cinco dicas para aperfeiçoar as estratégias de vendas para a Black Friday:
- Marketing antecipado: comece a promover suas ofertas com antecedência. Use estratégias diversificadas, como e-mail marketing, mídias sociais e anúncios online para criar expectativa entre os consumidores e informá-los sobre as promoções que estão por vir;
- Experiência do cliente: garanta que a experiência do cliente seja excepcional. Isso inclui ter um site rápido e responsivo, um processo de compra fácil e um atendimento ao cliente eficaz. Dados divulgados no Consumidor Moderno Experience Summit mostram que 72% dos consumidores brasileiros estão dispostos a trocar de marca por conta de uma experiência ruim;
- Segmentação de clientes: use dados e análises para segmentar sua base de clientes e oferecer ofertas personalizadas, com base em seus interesses e histórico de compras;
- Mobile optimization: certifique-se de que seu site e aplicativo sejam otimizados para dispositivos móveis, já que muitos compradores usam smartphones e tablets para fazer compras na Black Friday;
- Parcerias estratégicas: considere parcerias com outras empresas para expandir seu alcance e oferecer promoções conjuntas. Isso pode atrair um novo público. Considere também incluir influenciadores em sua estratégia: segundo o estudo da MindMiners com a Spark, 73% dos consumidores sempre procuram investigar mais sobre produtos ou marcas depois que são recomendados por um influenciador. Além disso, 36% dos entrevistados afirmaram ter realizado alguma compra por recomendação de influenciadores durante a Black Friday.
Lembre-se de que, além de aumentar as vendas, a Black Friday é uma oportunidade para construir relacionamentos com os clientes e fortalecer a presença da sua marca. Logo, mantenha o foco na qualidade do serviço e na satisfação do cliente ao implementar essas estratégias.
Por Letícia Carvalho