5 dicas para lideranças melhorarem os relacionamentos nas empresas
Especialista explica como líderes podem atuar para criar um ambiente saudável de trabalho
13:11 | Nov. 02, 2023
Entre 2022 e 2023, os cenários de mercado sofreram diversas mudanças. No pós-pandemia de COVID-19, uma nova visão sobre o trabalho emergiu, o que fez colaboradores estarem cada vez mais atentos à relação entre trabalho e qualidade de vida.
A inteligência artificial generativa, impulsionada pelo lançamento de plataformas gratuitas nos últimos anos e que já fazem parte das rotinas corporativas, implica mudanças expressivas, ao mesmo tempo em que a flexibilidade se tornou um desejo central na força de trabalho das maiores companhias.
Segundo o relatório “The Future of Jobs Report 2023”, do Fórum Econômico Mundial, as habilidades emocionais seguem como as mais buscadas por recrutadores. Enquanto isso, estima-se que 44% dos colaboradores precisarão reaprender suas funções, adequando-se às novas tecnologias, nos próximos cinco anos.
Melhorando relacionamentos entre equipes e colaboradores
Tudo isso resulta em desafios de grande porte para as lideranças, seja ao reter talentos ou ao lidar com as expectativas das equipes em conflito com a realidade dos mercados. Cada dia mais, as habilidades relacionais se tornam centrais para o líder do presente e que busca ser o líder do futuro.
Ao manter uma política de relacionamento, mediando conflitos e pensando no bem-estar das equipes, os negócios se desenvolvem de maneira mais sustentável e com resultados proeminentes. Por isso, Giovana Pacini, presidente da Merz Aesthetics®no Brasil, compartilha cinco dicas para que as lideranças melhorem os relacionamentos entre equipes e colaboradores nas empresas.
1. Escuta ativa deve estar no centro da liderança
Estamos longe de uma realidade em que o chefe fala e o colaborador escuta e executa. Esse não é nem de longe o cenário ideal, até porque a capacidade de resolução de problemas e a criatividade são a principal demanda do mercado atual. Escutar todas as ideias e demandas, sejam quais forem, dando a devida atenção a todos os setores e níveis, é fundamental não só para o relacionamento, mas para os bons resultados.
2. Comunicação ineficaz é a raiz de muitos problemas
Quando as equipes não conhecem e não entendem as funções do setor ao lado, não compreendem os objetivos de suas lideranças, nenhum negócio vai para frente. Todos precisam estar bem-informados e na mesma página para que o caminho seja o sucesso. É imprescindível investir em boas formas de comunicação interna, tão bem construídas quanto a externa.
3. Cultura da empresa tangencia todos os processos
Seja na contratação ou no ajuste de funções, a cultura da empresa é o que guia o que se quer atingir – e como fazer isso. Se seu ambiente prioriza formas disruptivas de trabalho, colaboradores que se sentem mais confortáveis em formatos tradicionais não vão se adaptar. É preciso ter isso em mente na hora de contratar e de delegar funções. Olhar para a equipe para identificar quais caminhos são ideais para cada um é função da liderança.
4. Conflitos de ideias não são brigas
Se o seu time de vendas tem ideias divergentes dos recursos humanos, por exemplo, isso não é necessariamente um problema. Pelo contrário, os conflitos de ideias e bons debates podem ser grandes oportunidades para criar soluções fora da caixa para uma demanda específica. À liderança, cabe mediar essas situações, mostrando aos dois lados os argumentos válidos para chegar a um consenso que seja a melhor alternativa para o futuro da empresa.
5. Aproximar-se das equipes permite uma visão 360º
As portas das diretorias precisam estar abertas para todos os colaboradores. Circular pela empresa, conhecer suas equipes e conversar com todos são ações fundamentais para identificar suas dores e forças. Uma visão humana, focada em proporcionar bem-estar atrelado ao resultado, é o que faz diferença para uma empresa de sucesso.
Por Vinícius Guida