5 dicas para consumir corretamente suplementos alimentares
Veja como esse recurso contribui para equilibrar a quantidade adequada de nutrientes no corpo
13:03 | Set. 19, 2023
Uma alimentação saudável é baseada no consumo de alimentos naturais, ricos em nutrientes essenciais. É importante incluir variedade em cada refeição para garantir a ingestão adequada de vitaminas, minerais, proteínas e fibras.
No entanto, mesmo assim, nem sempre é possível alcançar esse equilíbrio apenas na quantidade diária consumida no prato. Assim, incorporar suplementos alimentares, recomendados por um médico, pode ser uma maneira eficaz de obter todos os nutrientes necessários.
Os suplementos alimentares, por sua vez, fornecem nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos de forma concentrada. Além de promover a saúde geral, eles podem ajudar a suprir deficiências específicas, por exemplo, pessoas com dificuldade em obter quantidades adequadas de ferro ou vitamina D, ou para melhora do desempenho físico ou, ainda, apoiando a recuperação após exercícios intensos.
Como consumir corretamente
Abaixo, veja algumas dicas de como consumir corretamente os suplementos alimentares:
- Antes de iniciar o consumo de suplementos alimentares, é importante consultar um médico ou nutricionista para avaliar suas necessidades específicas, verificar possíveis deficiências e determinar quais mais indicados para cada caso.
- O uso deve ser personalizado e aliado à alimentação saudável.
- Verifique se os suplementos estão liberados na lista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou em órgãos similares em seu país, garantindo que você escolheu um produto de qualidade.
- Siga as instruções de uso e respeite a dosagem recomendada, pois superdosagens podem ser prejudiciais à saúde.
- Monitore os resultados em seu corpo e, se necessário, faça ajustes. Caso não perceba melhorias ou sinta efeitos colaterais indesejados, informe seu médico ou nutricionista.
Ah, e o básico do que entra e o que não, que nunca é demais lembrar: Sim para frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e não para alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas. E muita água!
Por Phillip Ji, CO-CEO da Orient Mix, empresa de fitoterápicos no Brasil.