O que está por trás de nova foto oficial de Donald Trump
Fotógrafos descrevem a nova foto do presidente eleito como 'séria' e 'sinistra'.Sério. Sinistro. Uma "foto que carrega uma mensagem".
Essas são algumas das descrições do novo retrato oficial de Donald Trump, capturado por seu fotógrafo-chefe, Daniel Torok.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na foto, o presidente eleito, que toma posse na segunda-feira (20/1), encara a câmera com uma expressão séria e a sobrancelha levantada.
"O retrato oficial do presidente é a imagem mais impressa e mais vista do presidente de todos os tempos", disse o ex-fotógrafo da Casa Branca Eric Draper à BBC.
Ele trabalhou para George W. Bush durante seus oito anos na presidência dos Estados Unidos, e foi quem fez os retratos oficiais dos dois mandatos.
A primeira impressão que Draper teve da imagem de Trump foi que ela teria sido "fortemente manipulada", tanto com iluminação de estúdio quanto com retoques após a captura da imagem.
A foto parece usar uma iluminação "monstruosa", disse ele, para iluminar de forma dramática o presidente eleito por baixo e fazer seus olhos se destacarem.
A configuração da iluminação dá à imagem uma aparência "sinistra" frequentemente vista em filmes de terror, disse Eliska Sky, fotógrafa de retratos do Instituto de Fotografia de Londres. Ela comparou a representação de Trump a de um boxeador antes de uma luta.
A iluminação "sugere seriedade e intenção", segundo Paul Duerinckx, professor sênior de fotografia documental no Swansea College of Art, no Reino Unido.
Esta imagem é impressionante, acrescentou, porque a fonte de luz na maioria das fotos vem de cima, como do sol ou das luzes do teto, e inverter a fonte nesta foto "tende realmente a ter um efeito sobre nós".
Nas redes sociais, muitas pessoas compararam a imagem oficial do novo mandato à "foto policial" de Donald Trump, tirada no condado de Fulton, na Geórgia, depois de ele ter sido acusado de tentar anular a derrota nas eleições de 2020 – uma acusação que Trump nega.
O YouTuber de fotografia Jared Polin disse que discutiu o retrato com Torok e foi informado de que a foto forneceu inspiração.
"A foto policial foi uma das imagens mais pesquisadas, talvez de todos os tempos", afirma Polin, disse Torok.
Torok não respondeu ao pedido de comentários da BBC.
A foto policial, tirada em 2023, passou a fazer parte da cultura norte-americana, enfeitando de canecas de café a camisetas.
Sorriso
O estilo do novo retrato de Trump difere da aparência de sua imagem de 2017, e também de presidentes anteriores, incluindo George W. Bush.
"Você definitivamente tira fotos para agradar o cliente e, neste caso, acho que esse é o tipo de imagem que eles queriam retratar", disse Draper à BBC.
Ele se lembra de ter conversado com o então presidente Bush e a primeira-dama Laura Bush para examinar uma seleção de imagens antes de escolherem a favorita deles.
"A ideia era fazer com que parecesse uma iluminação bonita e agradável, parecesse um retrato profissional, com uma expressão bonita, porque essas fotos vão dar as boas-vindas às pessoas quando elas entrarem nos correios", disse ele, em referência aos usos das fotografias oficiais.
Andrew Parsons, um fotógrafo político que trabalhou para quatro primeiros-ministros britânicos durante 13 anos, disse sobre a foto de Trump: "É uma imagem de mensagem, estou entregando uma mensagem a você".
"Não é como um sorriso sincero, é um olhar severo e duro, direto para a lente."
Em comparação, Parsons disse que a imagem do mandato que se iniciou em 2017 foi uma "imagem do empresário Donald Trump".
É difícil ampliar a importância de imagens políticas como a de Trump, disse ele. "Uma imagem pode fazer ou quebrar uma campanha política."
- Como será a cerimônia de posse que levará Trump de volta à Casa Branca
- O que Trump 2.0 pode significar para o mundo?