Bafta: Com "Duna" e "Ataque dos Cães", prêmio britânico divulga indicados

Premiação da Academia Britânica de Cinema e Televisão destacou ainda filmes como "Ataque dos Cães" e "Belfast"

Os dramas "Belfast" e "Ataque dos Cães", a ficção científica "Duna" e as comédias "Não Olhe Para Cima" e "Licorice Pizza" disputam a categoria de Melhor Filme da 75ª edição do Bafta, conforme anunciou na manhã desta quinta, 3, a Academia Britânica de Cinema e Televisão.

Principal premiação do audiovisual do Reino Unido, o evento vem se equilibrando entre funcionar como um prognóstico do Oscar e ter mais personalidade na lista de indicações. Os filmes destacados neste ano trazem reflexos deste movimento duplo. A premiação ocorrerá no dia 13 de março.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde o ano passado, o Bafta passou a efetuar ações para ampliar a diversidade nas indicações. O movimento veio em resposta às críticas ao prêmio em 2020, quando todas as pessoas indicadas nas categorias de atuação foram brancas. Aumento no número de membros, novas formas de votação e expansão do número de indicados em determinadas categorias foram instauradas.

Leia também | Sutil e engenhoso, "Ataque dos Cães" aborda limites da compreensão

Em Melhor Filme, os cinco longas indicados já estão sendo cotados ao Oscar, mas as categorias de atuação e de direção tiveram ausências e presenças que chamam a atenção e mexem com as previsões de especialistas e público.

Em Melhor Atriz, por exemplo, somente uma das consideradas "favoritas" foi indicada ao Bafta: Lady Gaga, por "Casa Gucci", a única das intérpretes indicadas aos quatro principais prêmios da temporada — além do Bafta, a artista levou indicações no SAG, no Globo de Ouro e no Critic's Choice Awards.

As ausentes Olivia Colman ("A Filha Perdida"), Nicole Kidman ("Apresentando os Ricardos"), Kristen Stewart ("Spencer") e Jessica Chastain ("Os Olhos de Tammy Faye") abriram lugar para nomes como Tessa Thompson ("Identidade"), Alana Haim ("Licorice Pizza") e Emilia Jones ("No Ritmo do Coração"), que ainda não haviam conseguido indicações de destaque.

No Oscar, a expectativa de Melhor Direção é uma disputa direta entre Jane Campion ("Ataque dos Cães") e Kenneth Branagh ("Belfast"). No Bafta, porém, o último não foi sequer indicado. Na categoria, Jane disputa, entre outros nomes, com as francesas Audrey Diwan ("O Acontecimento") e Julia Ducournau ("Titane") e o japonês Ryûsuke Hamaguchi ("Drive My Car").

A ficção científica "Duna" foi a obra com mais indicações, 11 no total, mas além de Melhor Filme e Roteiro Adaptado, a maior parte das categorias foi técnica. Neste sentido, "Ataque dos Cães" desponta como favorito no evento, já que conseguiu indicações em Filme, Direção e Roteiro Adaptado.

Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz

Confira as principais indicações:

Melhor filme
"Belfast"
"Não Olhe Para Cima"
"Duna"
"Licorice Pizza"
"Ataque dos Cães"

Melhor filme britânico
"After Love"
"Ali & Ava"
"Belfast"
"Boiling Point"
"Cyrano"
"Todos Estão Falando sobre Jamie"
"Casa Gucci"
"Noite Passada em Soho"
"007 - Sem Tempo Para Morrer"
"Identidade"

Melhor filme de língua não inglesa
"Drive My Car"
"A Mão de Deus"
"Mães Paralelas"
"Petite Maman"
"The Worst Person in the World"

Melhor direção
Aleem Khan, por "After Love"
Ryûsuke Hamaguchi, por "Drive My Car"
Audrey Diwan, por "O Acontecimento"
Paul Thomas Anderson, por "Licorice Pizza"
Jane Campion, por "Ataque dos Cães"
Julia Ducournau, por "Titane"

Melhor roteiro original
"Apresentando os Ricardos", de Aaron Sorkin
"Belfast", de Kenneth Branagh
"Não Olhe Para Cima, de Adam McKay
"King Richard: Criando Campeãs", de Zach Baylin
"Licorice Pizza", de Paul Thomas Anderson

Melhor roteiro adaptado
"No Ritmo do Coração", de Siân Heder
"Drive My Car", de Ryûsuke Hamaguchi
"Duna", de Denis Villeneuve
"A Filha Perdida", de Maggie Gyllenhaal
"Ataque dos Cães", de Jane Campion

Melhor atriz
Lady Gaga, por "Casa Gucci"
Alana Haim, por "Licorice Pizza"
Emilia Jones, por "No Ritmo do Coração"
Renate Reinsve, por "The Worst Person in the World"
Joanna Scanlan, por "After Love"
Tessa Thompson, por "Identidade"

Melhor ator
Adeel Akhtar, por "Ali & Ava"
Mahershala Ali, por "Swan Song'
Benedict Cumberbatch, por "Ataque dos Cães"
Leonardo DiCaprio, por "Não Olhe Para Cima"
Stephen Gragam, por "Boiling Point"
Will Smith, por "King Richard: Criando Campeãs"

Melhor atriz coadjuvante
Citriona Balfe, por "Belfast"
Jessie Buckley, por "A Filha Perdida"
Ariana DeBose, por "Amor, Sublime Amor"
Ann Dowd, por "Mass"
Aunjanue Ellis, por "King Richard: Criando Campeãs"
Ruth Negga, por "Identidade"

Melhor ator coadjuvante
Mike Faist, por "Amor, Sublime Amor"
Ciarán Hinds, por "Belfast"
Troy Kotsur, por "No Ritmo do Coração"
Woody Norman, por "Sempre em Frente"
Jesse Plemons, por "Ataque dos Cães"
Kodi Smit-McPhee, por "Ataque dos Cães"

Melhor documentário
"Becoming Cousteau"
"Cow"
"Flee"
"The Rescue"
"Summer of Soul (... ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)"

Melhor animação
"Encanto"
"Flee"
'Luca"
"A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas"

Melhor trilha sonora
"Apresentando os Ricardos", de Daniel Pemberton
"Não Olhe Para Cima", de Nicholas Britell
"Duna", de Hans Zimmer
"A Crônica Francesa", de Alexandre Desplat
"Ataque dos Cães", de Jonny Greenwood

Melhor fotografia
Greig Fraser, por "Duna"
Dan Laustsen, por "O Beco do Pesadelo"
Linus Sandgren, por "007 - Sem Tempo Para Morrer"
Ari Wegner, por "Ataque dos Cães"
Bruno Delbonnel, por "A Tragédia de Macbeth"

Melhor edição
"Belfast" (Úna Ní Dhonghaíle)
"Duna" (Joe Walker)
"Licorice Pizza" (Andy Jurgensen)
"007 - Sem Tempo Para Morrer" (Tom Cross & Elliot Graham)
"Summer of Soul (... ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)" (Joshua L. Pearson)

Melhor design de produção
"Cyrano" (Sarah Greenwood & Katie Spencer)
"Duna" (Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos)
"A Crônica Francesa" (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
"O Beco do Pesadelo" (Tamara Deverell & Shane Vieau)
"Amor, Sublime Amor" (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)

Melhor figurino
Jenny Beavan, por "Cruella"
Massimo Cantini Parrini, por "Cyrano"
Robert Morgan & Jacqueline West, por "Duna"
Milena Canonero, por "A Crônica Francesa"
Luis Sequeira, por "O Beco do Pesadelo"

Melhor cabelo e maquiagem
"Cruella"
"Cyrano"
"Duna"
"Os Olhos de Tammy Faye"
"Casa Gucci"

Melhor som
"Duna"
"Noite Passada em Soho"
"007 - Sem Tempo Para Morrer"
"Um Lugar Silencioso: Parte II"
"Amor, Sublime Amor"

Melhores efeitos especiais
"Duna"
"Free Guy: Assumindo o Controle"
"Ghostbusters: Mais Além"
"Matrix Resurrections"
"007 - Sem Tempo Para Morrer"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Bafta Bafta 2022 cinema Duna temporada de premiações Oscar Oscar 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar