Forças Armadas atuam com blindados e helicópteros em ações durante o Carnaval

Operação Mandacaru busca garantir a segurança do Estado em virtude da paralisação de policiais militares

As Forças Armadas estão atuando conjuntamente com outros grupos de defesa na segurança do Ceará. A medida atende ao decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) expedido pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira, 20. A GLO foi solicitada pelo governador Camilo Santana devido ao amotinamento de grupos de policiais militares no Estado.

Há quatro grupos de tropas federais atuando: a Força Nacional de Segurança, presente desde a quinta-feira, 20, pela manhã, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Segundo a nota enviada pelo comando da operação, estão sendo realizados patrulhamentos motorizados e a pé em "pontos estratégicos espalhados por toda a cidade". Há também o emprego de veículos blindados e helicópteros da Marinha e da Aeronáutica. O efetivo empregado no Estado é de cerca de 300 viaturas e 2.500 militares vindos de diversas regiões do País.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na segunda-feira, 24, os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Sérgio Moro (Justiça), além do advogado-geral da União, André Luiz Mendonça, virão a Fortaleza acompanhar o andamento das ações. Participarão de reuniões com o comando da operação, na 10ª Região Militar (10ª RM), e com o governo do Estado, no Palácio da Abolição.

Leia mais: Acompanhe a cobertura do domingo de Carnaval 2020 em Fortaleza

Além das tropas federais, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Batalhão de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) têm atuado na segurança do Estado. Algumas cidades, como Paracuru, cancelaram as festas de Carnaval devido à paralisação dos policiais. Outras, como Beberibe, mantiveram a programação, mas com alterações. Sobral contratou segurança privada e anunciou pagamento de horas extras à Guarda Municipal durante o período. Aracati anunciou medidas similares, com forças privadas, Guarda Municipal e efetivo de Polícia Militar atuando no carnaval da cidade. Nesta última, porém, houve cancelamento de algumas das atividades planejadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CARNAVAL 2020 FORTALEZA CARNAVAL 2020 CEARÁ CARNAVAL 2020 BLOCOS CARNAVAL 2020 FESTAS CARNAVAL 2020 SHOWS CARNAVAL 2020 greve pm fortaleza segurança pública Ceará GREVE PM FORTALEZA GREVE PM CEARA GREVE POLICIA FORTALEZA GREVE POLICIA CEARA motim policiais ceara motim policiais fortaleza POLICIAIS GREVE FORTALEZA POLICIAIS GREVE CEARA policia militar ceara greve dos policias militares

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar