Fortaleza terá sinal analógico de TV desligado em setembro
Conforme a Abert, cerca de 1,46 milhão de domicílios terão o novo sinal nas cidades cearensesO encerramento do sinal analógico da TV está marcado para ocorrer no dia 27 de setembro deste ano em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert) e a Seja Digital, companhia responsável pelo processo de digitalização da TV no Brasil.
Seguindo à Portaria 378/2016, do Ministério das Comunicações, as emissoras locais de TV já estão transmitindo os avisos sobre a mudança durante a programação. Conforme a Abert, cerca de 1,46 milhão de domicílios terão o novo sinal nas cidades cearenses.
Na TV aberta e gratuita, o sinal digital terá melhor qualidade de som e de imagem, sem ruídos e interferências. A TV digital já está disponível no Brasil. Até o sinal analógico ser totalmente encerrado, é necessário que a população instale conversores e antenas digitais nos aparelhos de TV.
Beneficiários de programas do governo federal receberão 763 mil kits contendo cabo, conversor e antena digital - tudo gratuito.
Como agendar
Para receber o kit, os beneficários de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros precisam se cadastrar pelo telefone 147 ou pelo site do Seja Digital. No ato do cadastro, o morador de Fortaleza agenda a retirada do kit.
Para realizar o egendamento, é preciso clicar em "Programa de distribuição de kits", seguido de "Agende aqui a retirada". É necessário incluir o número do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS).
Conversor
Aparelhos de TV mais recentes possivelmente já vêm com conversor embutido. O usuário pode conferir no menu do aparelho ou no manual. Uma dica é procurar pelo selo DTV. Se estiver no aparelho, ele já está preparado para receber o sinal digital.
O passo seguinte é conferir se a antena é UHF, o tipo mais adequado para o sinal digital. A melhor antena para receber o sinal digital é a externa, usada nos telhados das casas. A coletiva também é indicada. Já a antena interna é pouco recomendada para captar, pois existe a possibilidade de sofrer influência de barreiras.
O conversor digital pode custar de R$ 85 a R$ 249, dependendo do que ele pode acompanhar.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente