Participamos do

Circuito de surf para crianças e adolescentes é oportunidade para conhecer o Titanzinho

O circuito, prmovido pelo Instituto Povo do Mar, é dividido em três etapas e atrai competidores de toda a cidade. Última etapa de 2016 ocorreu neste último fim de semana na Praia do Titanzinho, no bairro Servilluz
18:20 | Dez. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]No último fim de semana, crianças e adolescentes de diversos bairros da cidade participaram da última etapa do Ipom Kids, uma competição de surf, que ocorreu na Praia do Titanzinho, bairro Serviluz. Os surfistas de 7 à 17 anos se preparam o ano todo para competir em cada uma das três etapas do circuito que ocorreram ao longo do ano. A primeira no mês de março, a segunda em julho e a última no último mês do ano. O objetivo do evento é estimular a integração das crianças e adolescentes por meio do esporte.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A gerente geral do Instituto Povo do Mar (IPOM), Fabrini Andrade, acredita que a vantagem principal da atividade é a união das crianças e dos adolescentes por meio do surf. Segundo ela, sem o estímulo do esporte, os participantes poderiam estar inseridos no mundo do crime devido à vulnerabilidade social que se encontram. “A gente vê a união que acontece da forma mais singela. São crianças que em outras situações poderiam estar em gangues rivais”, afirma a gerente.

 

 

Mas o circuito-Ipom Kids não recebe só surfistas da comunidade do Servilluz. O evento é aberto para crianças e adolescentes de todo os bairros de Fortaleza. Há participantes de bairros como Aldeota e Meireles, além de moradores da periferia. “A atividade que o Ipom propõe termina tendo essa característica que é mostrar a comunidade do Servilluz. Um momento que a gente mostra que a beleza da Praia do Titanzinho”, declara Fabrini. Para ela, a população não tem conhecimento do potencial do local por conta do preconceito de entrar na comunidade.

 

 

“Quando chegam e passam o fim de semana, as pessoas comentam de como o lugar é tranquilo e interessante. Desconstrói uma imagem de preconceito”, ressalta. Por essa característica, o campeonato se transforma em um convite para que a população de Fortaleza vivencie a realidade do Titanzinho. Além dessa vantagem, o campeonato incentiva a geração de renda por movimentar restaurantes e comércios da região.

 

 

IPOM
O Instituto Povo do Mar é uma organização sem fins lucrativos que atua na comunidade Serviluz, atendendo 150 crianças de 7 até 17 anos de idade. O funcionamento do Instituto é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas.  O trabalho realizado é feito em parceria com os pais dos jovens da comunidade.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente