PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará tem mais de 4 mil empresas estrangeiras

2017-07-27 01:30:00
NULL
NULL

O Ceará tem feito um esforço para se internacionalizar com a implantação da ZPE e a tentativa de atrair investidores externos. Certamente este é o melhor caminho para a indústria depender menos dos resultados da economia local e dos efeitos dos ciclos de expansão e queda do consumo.


A barreira mais difícil deste processo é cultural: as empresas locais são habituadas a colocar seus produtos apenas no mercado interno e não costumam trabalhar em sociedades, com a participação de agentes externos.


No dia 10 de agosto, a Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, a Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará farão um novo esforço na tentativa de ampliar os horizontes de negociação.

Quero conteúdo exclusivo!

Tenha acesso aos nossos colunistas,
grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.

ASSINE AGORA
[FOTO1]

Nessa data será lançado o evento Ceará Global, cuja pauta estará focada na expansão das exportações e na atração de investimento externo direto.


Há também um levantamento desta evolução, com informações disponibilizadas pela Junta Comercial e organizadas pela Câmara Brasil Portugal no Ceará. Pelos dados fornecidos pela entidade, com números de 2013, existem mais de 4 mil empresas no Ceará com sócios estrangeiros. As atividades ligadas ao turismo e ao segmento imobiliário concentraram a atração de negócios, mas ainda falta muito para destravar os processos.


CEARÁ GLOBAL 1


AGENDA PERMANENTE


O presidente da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rômulo Alexandre Soares, explica que o Ceará Global pretende manter uma agenda permanente e multilateral.


A ideia do projeto é mostrar como nos últimos anos o Ceará passou por profundas transformações devido ao trabalho de consolidação e de inserção de novas atividades exportadoras e ao ingresso de capitais estrangeiros.


CEARÁ GLOBAL 2


PRIORIDADES DA INDÚSTRIA

 

O lançamento do Ceará Global também marcará a apresentação da agenda internacional da indústria cearense para 2017. A Fiec pretende indicar as prioridades de atuação para a inserção internacional das empresas e suas estratégias política e comercial.


CEARÁ GLOBAL 3


MUDANÇA NO PERFIL DE EXPORTAÇÃO

 

Quem visitou a área de Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP) deve ter constatado o impacto das operações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Talvez este seja o maior exemplo de mudança do perfil das exportações cearenses e de impacto na balança comercial nordestina. Somente as exportações de aço já renderam US$ 482,3 milhões, no primeiro semestre deste ano.


Pelos estudos do Banco do Nordeste, de janeiro a junho, as vendas para o exterior na região totalizaram US$ 8 bilhões. O resultado representa uma elevação de 30,8% em relação a 2016.


Estes números, para muitos, parecem circular apenas no mundo corporativo, sem grande impacto social, mas certamente têm ajudado a manter os empregos locais.


AGROPECUÁRIA


AUTORIZADA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS


Os produtores rurais do semiárido começaram a semana com uma boa notícia: o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a renegociação das dívidas dos agricultores no período entre 2012 e 2016. Pela legislação anterior, o benefício era permitido somente até 2011.


O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), autor da audiência pública que ajudou a encaminhar a proposta de prorrogação, comemorou o resultado. O parlamentar informa que os bancos já estavam executando estes débitos porque, pela regra anterior, os agricultores estavam impedidos de negociar.


R&S TUR


DE OLHO NO MUNDO CORPORATIVO


A agência cearense de turismo R&S Tur pretende intensificar seus contatos com grandes executivos no mercado francês que buscam expandir a importação de GNL.


A companhia pertence ao Grupo ASA Brasil, com atuação na área de logística para a indústria de óleo e gás, e participará da feira internacional “LNG Solutions: Fueling the Future”, que ocorrerá em outubro, em Nice, na França.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia de hoje recebe o presidente da Novaes Engenharia, Marcos Novaes; o consultor de petróleo e energia Bruno Iughetti; o diretor da Atitude Terceirização, Paulo Aragão Filho; e a diretora de operações da Plataforma Teams Lux, Marília Teófilo. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24).


A economia é uma virtude distributiva e consiste não em poupar, mas em escolher”

Edmund Burke (1729-1797), político anglo-irlandês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS